Encontro Nacional PoP-Redecomep retoma ao modelo presencial

- 06/09/2023

Este ano, a RNP retomou a realização do tradicional Encontro Nacional do PoPs e Redecomeps - um evento satélite do Fórum RNP, que reúne gestores da RNP, dos PoPs e das Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep). A última edição aconteceu em 2019 e foi interrompida até então devido à pandemia de Coronavírus. O evento deste ano aconteceu na última sexta-feira (01/09), no auditório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em Brasília. 

“Esse é um momento de recomeço e também de celebração do que propomos fazer no último encontro presencial ocorrido em agosto de 2018, que embora temporariamente interrompido pela pandemia, tudo que acordamos continua válido. Naquela ocasião, focamos num programa de desenvolvimento para aumentar o nível de maturidade da gestão e da governança dos PoPs e Redecomeps. Incentivamos sobre a importância da formalização dos componentes (PoPs e Redecomeps) para que eles estivessem preparados para as oportunidades que o Sistema desbravaria nos estados”, ressalta Cristiane Oliveira, gerente de relacionamento da RNP. 

O objetivo dessa ação é desenvolver uma atuação articulada nos territórios e não somente a aquisição de recursos de infraestrutura, pois o propósito central é fortalecer o Sistema RNP, principalmente em relação as pessoas, suas capacidades e a possibilidade de entregar soluções em prol do desenvolvimento da ciência brasileira. 

Para Takashi Tome, gerente de relacionamento institucional da RNP, a parceria com os estados é considerada um pilar fundamental para o Sistema RNP, especialmente pela ótica da criação de uma ciberinfraestrutura de educação e pesquisa. “É por meio dos PoPs e das Redes Metropolitanas que a gente consegue levar os benefícios da RNP para a comunidade acadêmica. São eles que transmitem os nossos resultados para os clientes finais", afirma. 

De acordo com Edison Melo, coordenador do PoP em Santa Catarina (PoP-SC), a cooperação entre os atores da Redecomep e a integração de todo o sistema de ciência e tecnologia do estado são formas de contribuir com a consolidação do Sistema RNP. “Não existe uma receita pronta, os desafios são diários, se precisa manter um contato constante com os atores das diversas iniciativas que compõem a rede acadêmica, porque mesmo que se mudem os gestores de estado, é importante manter as iniciativas funcionando”, destaca. 

  

Sobre a Redecomep 

O Programa Redecomep - Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa - realiza implantação de redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país conectadas por Pontos de Presença (PoPs) da RNP, e em cidades do interior com duas ou mais instituições federais de ensino e pesquisa. Nas capitais, as Redecomeps estão ligadas diretamente aos PoPs e, no interior, são constituídos Pontos de Agregação (PoAs) para conexão da Redecomep ao PoP, na capital.Atualmente, são 52 redes em plena operação e, até o final deste ano, planeja-se estarmos com 95 redes, conforme Marco Montoro, da Gerência de Engenharia de Redes (GER) da RNP. 

O evento de 2023, que contou com a presença de 110 participantes, foi aberto com a participação de Diretores da RNP apresentando a visão estratégica do Sistema RNP. Ao longo do dia, os debates abordaram questões necessárias para a consolidação do Sistema RNP, tais como, as ações e parcerias com os estados, e a construção e consolidação de redes, tanto as metropolitanas quanto as de longa distância. O evento foi finalizado com a RNP e algumas redes (Remessa, de Salvador; GigaCandanga, de Brasília; e REMEP-FLN, de Florianópolis) apresentando seus trabalhos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.