Com pesar, RNP se despede da conselheira Fabíola Greve

Há pessoas que marcam vidas. E há aquelas que deixam rastros, um legado, para toda uma comunidade. É com o pesar de quem se despede de uma dessas personalidades que a RNP dá adeus hoje à sua conselheira Fabíola Gonçalves Pereira Greve.  

Pesquisadora de destaque, integrante do Conselho de Administração da RNP (CADM) e membro da Sociedade Brasileira de Computação, Fabíola ingressou na Universidade Federal da Bahia (UFBA) como docente em 1992 e, em 2018, alcançou a condição de professora titular.

Foi uma defensora da criação do Instituto de Computação, do qual foi a primeira diretora. Fundou e liderou o Grupo de Algoritmos e Computação Distribuída (Gaudì), que se dedicava ao estudo de modelos, protocolos e técnicas para o desenvolvimento de sistemas e aplicações distribuídas confiáveis. Era uma das principais referências nacionais na área de blockchain, tecnologia que tem revolucionado transações bancárias e os setores industriais, de saúde e serviços.

Recentemente, sua contribuição e liderança foram fundamentais na formulação do projeto Ilíada, que visa promover ações de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em blockchain. “Fabíola colaborou com a RNP em várias atividades. Desde 2020, coordenou o Comitê Técnico de Blockchain. E foi fundamental nessa construção do Ilíada, tendo proposto a criação do observatório nacional de blockchain, um dos entregáveis do projeto. Foram anos de cooperação em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e somos muito gratos a ela por isso”, destacou a diretora de PDI, Iara Machado.

“Fabíola foi uma mulher forte, uma desbravadora da área de tecnologia no Brasil. É com enorme tristeza que nos despedimentos dessa pesquisadora tão atuante na área de redes e também conselheira presente e zelosa. Esperamos que o legado dela seja perene na UFBA e desejamos paz e conforto às suas duas filhas, aos amigos e familiares neste momento de tristeza”, afirma o diretor-geral da RNP, Nelson Simões.

Serviço:
O velório será realizado no dia 18/12/2023 (segunda-feira), a partir das 14h, na capela 1 do crematório, do Cemitério Jardim da Saudade. A cerimônia de adeus será iniciada às 17h.

Endereço: Rua Campinas de Brotas, 754 - Brotas - Salvador-BA