Capes ressalta parceria com RNP para repositório de preservação digital

Categoria
- 19/11/2014

A parceria com a RNP em prol do desenvolvimento de soluções para facilitar a gestão dos recursos eletrônicos (bases de dados e periódicos) e a pesquisa por informação científica foi um dos temas abordados pela analista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e bibliotecária do Portal de Periódicos, Katyusha de Souza, durante as palestras realizadas nesta quarta, 19/11, no XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, em Belo Horizonte (MG).

Na parte da manhã, a especialista participou de uma mesa redonda sobre comunicação científica e apresentou as ações que estão sendo desenvolvidas pela Capes, em parceria com a RNP, para o Portal de Periódicos, biblioteca virtual que disponibiliza a instituições brasileiras o melhor da produção científica internacional.

“Entre elas estão dois repositórios: o de preservação digital (backup do Portal de Periódicos), para garantir o acesso contínuo a longo prazo, mesmo que o acesso a plataformas seja interrompido, e o de autores brasileiros, para colher a produção científica de autores brasileiros usando serviços disponibilizados pelos editores, armazenando-a e permitindo a consulta no Portal”, disse.

A Capes e a RNP também estão trabalhando na implantação de uma redundância geográfica dos sistemas críticos do Portal de Periódicos fora do Internet Data Center da RNP (IDC-RNP), onde os sistemas são hospedados e o acesso à Internet é privilegiado. Caso ocorra alguma falha, o serviço poderá ser restabelecido em poucas horas. “Trata-se do Espelhamento do Portal”, ressaltou.

Na parte da tarde, na palestra que participou sobre preservação digital, Katyusha voltou a falar sobre o Repositório de Preservação Digital (backup do Portal de Periódicos), que está sendo desenvolvido em parceria com a RNP. “Estamos avançando, mas é necessário incitar que mais editores participem das iniciativas de preservação digital ou mesmo apresentem métodos alternativos de preservação”, afirmou.

Em ambas as apresentações durante o SNBU 2014, a analista também fez questão de apresentar a evolução do Portal de Periódicos, que, em 2015, completará 15 anos de atividades. “O Portal facilitou e democratizou o acesso à informação científica atualizada e de alta qualidade, incentivou à produção científica brasileira e tem grande visibilidade internacional”, enfatizou, detalhando os números do acervo da ferramenta virtual: mais de 36 mil periódicos, 250 mil livros eletrônicos, 130 bases referenciais, 12 bases de patentes, além de enciclopédias e obras de referência, estatísticas, normas técnicas, bancos de teses e dissertações, e conteúdo audiovisual.

;