Bolsista da RNP recebe prêmio da Open Networking Foundation

O projeto P7, do aluno de doutorado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Fabricio Rodriguez, que também é bolsista da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), foi premiado em evento internacional pela Open Networking Foundation (ONF), como aplicativo mais inovador em um caso de uso de rede.

O projeto foi apresentado no workshop P4, que discute programabilidade de redes, onde Fabrício Rodriguez apresentou o caso de uso de um emulador de topologias de rede em hardware programável Intel Tofino com suporte a interfaces de 100 Gb/s.

Na demonstração, foram apresentadas opções para validar experimentalmente o desempenho de uma topologia de rede, incluindo as métricas de link, que são tradicionalmente baseadas em ambientes virtuais que limitam a experimentação com velocidades de transmissão acima de 10 Gb/s.

Segundo o orientador de Fabricio na Unicamp, Christian Rothenberg, com a programabilidade que o P4 traz para a rede e as capacidades de hardware de nova geração suportando as arquiteturas PSA (Portable Switch Architecture) e TNA (Tofino Native Architecture) P4, o projeto define características de emulação dos links e demonstra uma topologia de rede com alta fidelidade e poder de computação usando um único switch P4 físico.

Veja o vídeo

Para Fabrício Rodriguez, ter participado do evento abre as portas para apresentar ideias que estão sendo o foco das pesquisas nas universidades e indústria, e é uma oportunidade para estudantes e pesquisadores. “Ganhar o reconhecimento da comunidade é um marco muito importante que impulsiona e incentiva a continuarmos contribuindo. O mérito do trabalho é de todos os envolvidos da RNP e Unicamp. Eles foram fundamentais para o sucesso do projeto”, declarou o aluno.

O software terá código aberto para o uso de toda a comunidade de pesquisa na área de redes. O autor do projeto apresentará o trabalho no SIGCOMM 2022, entre os dias 22 e 26/8 em Amsterdam, na Holanda.

O bolsista recebe a orientação do professor Christian Rothenberg (Unicamp) e do gerente de P&D da RNP Marcos Schwarz.

Leia mais no site da ONF.