Artigo sobre o PNLD Digital faz parte de livro comemorativo pelos 55 anos do FNDE

- 21/03/2024

Dentro do contexto da comemoração pelos seus 55 anos, completados em novembro de 2023, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), lançou no mês de janeiro a versão digital do livro "FNDE 55 Anos – Histórias, artes e ofícios na educação brasileira". Escrita por servidores da casa, a obra narra a trajetória do órgão e conta com a participação da RNP, com um artigo sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD Digital).

O texto “Transformação digital no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD): um diagnóstico” foi escrito a seis mãos pelo gerente de Soluções da RNP responsável pelo PNLD Digital, Roosevelt Benvindo, pela coordenadora-geral dos Programas do Livro no FNDE, Nadja Rodrigues, e pela especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais do FNDE Sâmella Russo.

Segundo Roosevelt Benvindo, "documentar os desafios para aprimorar os processos e a cadeia de valor do PNLD, considerando a inclusão do livro digital, foi uma experiência gratificante. Foi possível registrar no artigo os desafios e precauções que enfrentamos para a adoção desse novo modelo, o qual é singular, já que nada no mundo se compara à magnitude da política pública do PNLD em termos de volume e alcance. Nessa perspectiva, o PNLD DIGITAL irá beneficiar milhões de estudantes em todo o país, o que nos enche de orgulho. Vamos em frente por um Brasil melhor".

Sore o PNLD Digital

A RNP é responsável por fazer o redesenho dos processos e a modelagem de uma proposta de solução tecnológica em ambiente de nuvem para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), onde os livros serão disponibilizados em formato digital. Esse programa do governo federal tem por objetivo oferecer a alunos e professores de escolas públicas dos ensinos fundamental e médio, de forma universal e gratuita, livros didáticos, livros literários e dicionários de língua portuguesa de qualidade para apoio ao processo de ensino e aprendizagem desenvolvido em sala de aula.

Leia o livro dos 55 anos do FNDE
(o artigo sobre o PNLD Digital começa a partir da página 81)