24° WRNP lança Hackers do Bem, para qualificar profissionais de cibersegurança

O 24º Workshop RNP (WRNP) vai lançar, com destaque em sua programação, o Hackers do Bem, programa voltado para a formação de profissionais qualificados em cibersegurança e privacidade. Com foco nas principais tendências em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o WRNP 2023 será em 22 e 23 de maio em formato híbrido: presencial em Brasília, com transmissão online da programação principal.

O Hackers do Bem é financiado pela Lei de TICs, que permite gerar créditos financeiros a partir do investimento das empresas do setor em pesquisa, desenvolvimento e inovação. É uma parceria entre RNP, Senai e Softex, organização social de transformação digital. No painel de apresentação do programa, em 22 de maio, às 16h, Lisandro Granville, diretor-adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na RNP, falará sobre as oportunidades para grupos de pesquisa nesse projeto, que terá chamadas públicas em breve.

Rumo a um ecossistema nacional de cibersegurança

O Hackers do Bem pretende formar profissionais qualificados em cibersegurança e privacidade, com cinco cursos nos níveis de nivelamento, básico, fundamental, especializado e residência tecnológica. Para o primeiro nível, por exemplo, o objetivo é recrutar pelo menos 30 mil alunos entre estudantes dos ensinos técnico, médio, superior, e profissionais que procuram especialização ou mudança de carreira. A plataforma de ensino será gratuita e contará com vídeos, quizzes, animações, aulas ao vivo e exercícios teóricos e práticos com a utilização de simuladores. O conteúdo dos cursos carrega o selo de qualidade do Senai e da Escola Superior de Redes da RNP.

O diretor-adjunto de cibersegurança da RNP, Emilio Nakamura, destaca a relevância do programa para a formação especializada de brasileiros. “Vem reforçar a importância da cibersegurança na sociedade digital, tratando de um dos principais desafios da área, o déficit de profissionais. Só no Brasil, há mais de 300 mil vagas que não são preenchidas por falta de profissionais de cibersegurança. Além de desenvolver competências em segurança cibernética, impactando o mercado e todos os setores, o Hackers do Bem estabelece mecanismos de integração e sinergia com diferentes atores dos ecossistemas de ensino, pesquisa, inovação e segurança da informação”, explica Nakamura.

O projeto também pretende construir um hub nacional de cibersegurança para fortalecer o ecossistema brasileiro. A ideia é que seja um ambiente de interação e integração entre instituições, governo, reguladores, empresas, startups, alunos e associações.

“O Hackers do Bem promove a educação em cibersegurança e fortalece a área científica brasileira com ações que disseminam e criam caminhos para o desenvolvimento tecnológico em segurança. Além disso, com o hub, vai criar canais e conexões com diferentes atores, dos alunos às empresas, potencializando as sinergias para que os avanços necessários no desenvolvimento de pessoas, processos e tecnologias sejam feitos em ciclos sustentáveis e evolutivos”, conclui Nakamura.

O WRNP será no Hotel Royal Tulip em Brasília, em 22 e 23 de maio, junto ao Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC). Clique aqui para garantir sua vaga no evento presencial.

Quem não comparecer presencialmente poderá acompanhar a transmissão gratuita ao vivo da programação principal do evento. Basta acessar o site do WRNP e escolher a opção “Somente Online”.