Seções
Texto

Colaborações Internacionais

Estamos conectados a outras redes acadêmicas internacionais, com conexões diretas para a América do Sul e os Estados Unidos.    

 

 
Texto

RedCLARA

Temos um papel de destaque na Cooperação Latino-Americana de Redes Avançadas (RedCLARA), por onde a nossa rede se conecta com outros 10 países da América Latina e a rede europeia Géant.

 
Texto

AmLight

Estamos conectados com os Estados Unidos em alta velocidade pelo consórcio Amlight. Essas conexões proveem acesso às redes acadêmicas norte-americanas, que nos conectam a outras redes internacionais e à internet comercial mundial.

 
Texto

Projeto BELLA

A iniciativa está construindo a primeira conexão direta entre a América Latina e a Europa e irá atender as necessidades das comunidades de ensino e pesquisa das duas regiões pelos próximos 25 anos. Grande parte das conexões terrestres passam por território brasileiro.

Texto

AARCLight

O projeto AARCLight proverá uma conexão direta entre Brasil e Angola. Esta será a primeira conexão intercontinental que não passa pelos Estados Unidos, permitindo melhor conectividade para o sul e leste da África (redes da Ubuntunet Alliance).

Texto

Cinegrid

A RNP colabora, desde 2009, com a comunidade Cinegrid, que se dedica à transmissão internacional multimídia de alta resolução de eventos de colaboração artística (música, dança, cinema), com a participação de pesquisadores e artistas.

Texto

Iniciativas globais de pesquisa

 
Texto

GLIF - Global Lambda Integrated Facility

Integramos, desde 2008, a Global Lambda Integrated Facility (Glif), uma colaboração internacional entre redes de ensino e pesquisa que compartilham recursos para interconectar redes avançadas em diferentes países, em suporte a aplicações científicas que demandam alta transmissão de dados.

Texto

GNA - Global Network Architecture

Também colaboramos com a iniciativa Global Network Architecture (GNA), desenvolvida por uma comunidade internacional de redes acadêmicas, que busca maneiras de tornar os investimentos em infraestruturas de redes mais eficazes.

 
Texto

Cooperação com Moçambique

A colaboração entre dois membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Brasil e Moçambique, tem rendido frutos que vão da telessaúde à segurança cibernética. Os ministérios de Ciência e Tecnologia de ambos os países tem um acordo bilateral de cooperação firmado em 2013, que deu origem a um Plano de Trabalho entre as redes acadêmicas RNP e MoRENet. 

Leia mais

Texto

LHCONE

Oferecemos conectividade para que instituições brasileiras participem do seleto time de grids computacionais da rede LHCONE, da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern). Dessa forma, pesquisadores brasileiros podem estar envolvidos em grandes experimentos de física, cujos dados são gerados no acelerador de partículas LHC e distribuídos pelo mundo.

Leia mais

Texto

Copa do Mundo em 8K

Em 2014, a RNP colaborou com a empresa pública de televisão japonesa NHK e a operadora de telecomunicações NTT, que transmitiram ao vivo para quatro cidades no Japão imagens em Super Hi Vision (8K) de nove jogos da Copa do Mundo no Brasil. A transmissão utilizou recursos da nossa rede e de outras redes acadêmicas da América Latina, dos Estados Unidos e do Japão.

Leia mais