Seções
Texto

Sobre o Programa Norte Conectado

 

Expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica é a finalidade do Norte Conectado. A implantação de uma rede de fibra óptica irá contemplar políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e judiciário, e outras que, no futuro, venham a se integrar ao escopo do Programa.

O backbone* que será lançado em ambiente subfluvial e a instalação de antenas em Instituições públicas localizadas em áreas remotas irão ampliar o acesso à Internet em toda a região, promovendo integração com os países vizinhos que compõem a Pan Amazônia: Peru, Colômbia e Guiana Francesa.

A cobertura total, de cerca de 10.000 km, será baseada nos leitos dos rios amazônicos (Negro, Solimões, Madeira, Purus, Juruá e Rio Branco) e irá interligar 59 municípios, atendendo uma população de cerca de 9.2 milhões de habitantes.

A alta capacidade, confiabilidade e disponibilidade da infraestrutura vai permitir resolver uma demanda reprimida por comunicação, incluindo a ampliação do acesso à internet, a melhoria da segurança e a redundância das redes terrestres existentes na região, permitindo o escoamento do tráfego de dados das instituições públicas de educação, saúde, segurança pública e justiça, dos poderes executivos Municipal, Estadual e Federal, bem como das Operadoras de Telecomunicações e dos provedores locais de acesso à internet em banda larga.

*Backbone: rede de transporte que contém os cabos de fibra óptica, em analogia à espinha dorsal no corpo humano.

Texto

Desafios de conectividade

 

A Região Norte do Brasil enfrenta um vazio de tecnologia. Com o objetivo de desenvolver o IDH da Bacia Amazônica, nasceu em 2018 um projeto para alavancar políticas públicas, tornando a região um polo tecnológico.

É importante destacar que o impacto ecológico do Programa é zero: conectar e integrar os habitantes trará apenas benefícios à região e ao País.

O relatório PERT, atualizado pela Anatel em 2020, mostra em grandes detalhes como está a situação das telecomunicações no país inteiro e aponta que a região norte é a que tem maior demanda por melhorias. Por ser a que apresenta condições mais precárias de comunicação, será largamente beneficiada com a ampliação do acesso à internet, a melhoria da segurança e resiliência das redes e a redução de seus custos de acesso, que são as metas do Programa.

Serão beneficiadas instituições públicas e privadas, assim como a população da região. Assim, o Programa irá contribuir de modo importante para o desenvolvimento econômico e social na área servida e ao seu entorno.

Texto

Projetos do Programa Norte Conectado

Texto

GESAC

O programa Governo Eletrônico - Serviço de Atendimento ao Cidadão (GESAC) é um programa do Governo Federal, coordenado pelo Ministério das Comunicações - MCom, baseado em conexões via satélite. Oferece serviços em áreas mais amplas e de difícil acesso, porém com velocidade relativamente baixa. A conexão à Internet ofertada pelo programa é gratuita, promovendo assim a inclusão digital em todo o território brasileiro. As conexões satelitais são providas pela Telebras, que utiliza o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações – SGDC. GESAC

Texto

PAIS

O Programa Amazônia Integrada e Sustentável – PAIS visa expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica por meio da implantação de uma rede de fibra óptica majoritariamente subfluvial de alta capacidade e baixa latência, que interligará, inicialmente, Macapá a Tabatinga, passando por Manaus, com ramificações para Almeirim, Santarém, Alenquer, Breves, Belém, Porto Velho, Boa Vista, Rio Branco, Cruzeiro do Sul, São Gabriel da Cachoeira e Parintins. Além disso, também é objetivo do Programa a instalação das redes de acesso nos municípios impactados, de forma que possa haver a possibilidade de conexão à Internet em alta velocidade para as instituições e para a população local.

Também é objetivo do Programa a instalação da Rede de Acesso e a rede metropolitana nos municípios servidos, de forma que possa haver conexões à Internet em alta velocidade para as instituições e, também, para a população da região, e ainda fornecer acesso à internet a praças públicas (Wi-Fi na Praça).

A atuação do Programa é coerente com o Programa Nacional de Banda Larga que tem por objetivos:

  • massificar o acesso a serviços de conexão à Internet em banda larga;
  • acelerar o desenvolvimento econômico e social;
  • promover a inclusão digital;
  • reduzir as desigualdades social e regional;
  • promover a geração de emprego e renda;
  • ampliar os serviços de Governo Eletrônico e facilitar aos cidadãos o uso dos serviços do Estado;
  • promover a capacitação da população para o uso das tecnologias de informação;
  • aumentar a autonomia tecnológica e a competitividade brasileiras.
     

Estimam-se os seguintes benefícios na região a ser atendida pela nova infraestrutura:

Benefícios Norte Conectado

Legenda:
IFES – Instituto Federal de Ensino Superior
ICT – Instituto de Ciência e Tecnologia
+ – indica que os benefícios podem extrapolar os quantitativos projetados, considerando clientes dos serviços da instituição

Orçamento do Programa

A realização do Programa está organizada em 6 fases e abrange 9 infovias, conforme mostrado a seguir, com a respectiva previsão de investimentos:

Orçamento - tabela 3 - Norte Conectado

Notas:
1)    As infovias da Fase 01 formam um cinturão óptico.
2)    Referência: julho de 2019, (*) atualizado em agosto de 2020.
3)    Incluindo os custos de integração das redes, de operação e de manutenção durante 2 anos, o valor total alcança R$ 905 milhões.

Texto

Parceiros

Imagem
Footer parceiros