FileSender@RNP

FileSender@RNP

O serviço FileSender@RNP consiste em um sistema capaz de viabilizar, de maneira simples, o envio de arquivos grandes entre usuários da rede, por meio de uma interface web. 

A troca de arquivos é feita de maneira confiável, permitindo que o destinatário tenha garantia sobre quem lhe enviou o arquivo. Essa garantia sobre a autenticidade das credencias do remetente é dada pelo acesso federado ao serviço, realizado pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). 

Como o arquivo não é enviado diretamente para o destinatário, mas sim colocado à sua disposição para download, o destinatário não precisa se preocupar com as questões relacionadas aos limites de sua caixa postal ao receber o arquivo.

Além disso, o serviço permite o envio de um mesmo arquivo para diferentes usuários e o envio de um voucher para que usuários sem acesso ao serviço possam realizar o upload de um arquivo específico. 

O acesso ao serviço é feito através do endereço http://filesender.rnp.br.

Benefícios

  • Envio de arquivos grandes entre usuários da rede; 
  • Envio de arquivos grandes para múltiplos destinatários; 
  • Flexibilidade no recebimento do arquivo, possibilitando ao destinatário escolher o momento e local que deseja baixá-lo, dentro do período de armazenamento definido para o serviço;
  • Envio de arquivos grandes sem o risco de ultrapassar o limite de armazenamento da caixa postal dos destinatários; 
  • Confiabilidade na identificação do remetente dos arquivos enviados, devido ao acesso federado ao serviço via CAFe.

Acordos internacionais

FileSender@RNP - acordos internacionais

O FileSender é um sistema desenvolvido e mantido pelas Redes Acadêmicas australianas (AARNet), irlandesa (HEAnet), holandesa (SURFnet) e norueguesa (UNINETT). A RNP, assim como outras redes acadêmicas do mundo, configurou e customizou o sistema em uma infraestrutura própria de armazenamento, beneficiando diretamente suas instituições clientes .

A exemplo das implementações do FileSender realizadas em outras redes acadêmicas, o FileSender@RNP não se destina a armazenar arquivos dos usuários em caráter definitivo. E isso ocorre porque a finalidade do serviço é viabilizar o envio de arquivos grandes e não seu armazenamento.

O armazenamento dos arquivos no sistema é, portanto, temporário e ocorre apenas por alguns dias. A duração exata é definida pelo usuário que faz o upload do arquivo, dentro de um limite máximo definido pela RNP na configuração do serviço. 

Como funciona

O procedimento de utilização do FileSender@RNP é relativamente simples. Basta que o usuário se autentique na interface web utilizando a CAFe, realize o upload do arquivo e informe o e-mail do destinatário (ou destinatários).

Em seguida, o serviço automaticamente enviará um e-mail para os destinatários com um link que, uma vez clicado, irá iniciar o download do arquivo. O arquivo será posteriormente removido do serviço, de maneira automática, quando chegar a data limite de disponibilidade informada por quem fez o upload.

Para os casos de usuários que pertençam a instituições que ainda não estão na CAFe, é possível enviar a este um voucher que lhe permitirá a realização do upload de um arquivo a ser compartilhado. Qualquer usuário conectado ao serviço FileSender@RNP poderá fazer uso dessa facilidade de maneira autônoma.

Consulte o Guia do usuário do FileSender@RNP para instruções detalhadas sobre como utilizar as funcionalidades do serviço.

Como aderir

A adesão ao FileSender@RNP é automática para todos os usuários das instituições que já são clientes da CAFe. Assim, se sua instituição já está na CAFe, basta acessar o serviço no endereço filesender.rnp.br e utilizá-lo. 

Instituições clientes

Todos as instituições clientes da CAFe são automaticamente clientes do FileSender@RNP.

Clique aqui para ver a lista completa das instituições clientes da CAFe.