RNP promove workshop no CSBC2020 pelo quinto ano consecutivo

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) realizará, pelo quinto ano consecutivo, o Workshop Fibre no 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2020). O objetivo do workshop, que ocorrerá de forma online na sexta-feira (20), é apresentar iniciativas de plataformas de experimentação (testbeds) para o ensino e pesquisa de redes de computadores.

Também serão apresentadas potenciais oportunidades de utilização da ciberinfraestrutura da RNP para experimentação em redes e sistemas distribuídos, além de diversas soluções para o uso da comunidade científica.

Acesse a programação

Visão de futuro em plataformas de experimentação

Na parte da tarde, a partir das 14hs, o painel “Futuro das Plataformas de Experimentação e PD&I no Apoio à Pesquisa Experimental no Brasil” debaterá de que forma esses testbeds podem contribuir de forma mais ativa com a pesquisa experimental e ensino no Brasil.

O painel conta com cinco pesquisadores convidados: Michelle Wangham, da Universidade Federal do Vale do Itajaí (Univali); Leobino Sampaio, da Universidade Federal da Bahia (UFBA); Ítalo Cunha, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Anderson Fernandes Pereira dos Santos, do Instituto Militar de Engenharia (IME); e Lisandro Zambenedetti Granville, professor da Universidade Federal do Rio  Grande do Sul (UFRGS) e diretor-adjunto de PD&I da RNP.

Os pesquisadores, atuantes na área de Redes de Computadores, irão compartilhar visões de futuro em plataformas de experimentação de acordo com as prospecções tecnológicas sobre o tema, importante para o avanço de pesquisas em gestão de identidade, automação e otimização de performance de redes, segurança cibernética, entre outras áreas do conhecimento. 

Workshop Fibre no CSBC 2020

Data: 20/11

Horário: das 9h às 16h15

Painel "Futuro das Plataformas de Experimentação e PD&I no Apoio à Pesquisa Experimental no Brasil" 

Data: 20/11

Horário: a partir das 14hs

Para participar, é preciso se inscrever previamente no CSBC 2020, pelo site do evento.