RNP e MCom promovem workshop sobre o Operador Neutro para o Programa Norte Conectado

- 05/08/2021

Na manhã do dia 4/8, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e o Ministério das Comunicações (MCom) realizaram um workshop online de apresentação e esclarecimentos de dúvidas sobre o processo de qualificação de pessoas jurídicas interessadas em ingressar no consórcio aberto do Operador Neutro para a Infovia 00, troncal que vai de Macapá a Santarém, projeto piloto do Programa Norte Conectado. Mais de 90 representantes de empresas interessadas no processo – operadoras, provedores e de engenharia, estiveram no evento e puderam contribuir com questionamentos e sugestões de melhoria para o processo.

A coordenadora-geral de Projetos de Infraestrutura para Telecomunicações do MCom, Daniela Schettino, falou sobre o Programa Norte Conectado e suas nove infovias, incluindo a Infovia 00, a fim de posicionar os participantes em um mesmo patamar de informações. “O objetivo do programa (Norte Conectado) é expandir a estrutura de comunicações na Região Amazônica por meio da implantação de um backbone de fibra óptica baseado nos leitos dos rios da região”, explicou ela.

“O projeto visa cumprir as políticas públicas de telecomunicações e também – por meio dessa parceria com vocês, prestadores de serviços de telecomunicações – expandir as comunicações para toda a população da região, além atender diretamente políticas públicas de educação, pesquisa, saúde, defesa e também do poder judiciário”, completou Daniela Schettino.

Em seguida, o diretor de engenharia e operações da RNP, Eduardo Grizendi, apresentou o processo de qualificação e o modelo do Operador Neutro para a Infovia 00. Ele destacou que também outros prestadores de serviços e não somente operadoras e provedores de internet poderão ter interesse em par de fibras da infovia e, portanto, participar do processo. “O modelo do Operador Neutro que propomos para a Infovia 00 é de um consórcio aberto, conforme detalhado no Termo de Referência do processo”, esclareceu. “Havendo interesse em participar, receberemos o termo de aceite e compromisso com a documentação para que vocês possam ser qualificados”, explicou Grizendi aos participantes do evento.

O workshop também contou com a presença do gerente de Projetos Estratégicos da RNP, Oswaldo de Freitas Alves; do presidente da Teleco, Eduardo Tude, consultoria que trabalhou juntamente com a RNP e MCom na modelagem do Operador Neutro; do coordenador e da analista de Compras da RNP, Rodrigo Campos e Sara Cristina, respectivamente. Este grupo ajudou a responder às dúvidas dos representantes das empresas presentes no evento.

Sobre o processo de qualificação do Operador Neutro

As empresas interessadas em integrar o consócio que atuará como Operador Neutro têm até o dia 12/8 para enviar dúvidas sobre o termo de referência. As respostas dos questionamentos feitos no workshop e enviados por e-mail serão disponibilizadas no site da RNP até o dia 17/8.

Saiba mais sobre o termo de referência e seus anexos.