Desafio CT-Mon seleciona o projeto MicroMon, da UECE

A chamada Desafio CT-Mon 2020 selecionou a proposta do GT-MicroMon, submetida pelo grupo de pesquisa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), liderado pelo professor Rafael Lopes Gomes, que também é coordenador do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da universidade.

O objetivo principal do Desafio é, a partir da formação do Grupo de Trabalho, projetar e implementar uma plataforma com operação automatizada para compartilhamento de dados de  medições da rede da RNP.  Empregando técnicas e melhores práticas recentes, com componentes e sistemas abertos, seguros, confiáveis, robustos e resilientes para implementar um serviço de coleta, armazenamento,  organização, anonimização e compartilhamento de dados da Rede Ipê para fins de pesquisa,  engenharia e segurança, aderente à legislação vigente (e.g. Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD)  e às políticas de segurança da RNP.

A MicroMon será uma plataforma baseada em microsserviços para coleta e compartilhamento de medições de rede. A abordagem de microsserviços irá permitir que a solução possa realizar diversas tarefas de forma automatizada, escalável e extensível em ambientes de nuvem. Essas características fazem com que ela consiga atender as demandas previstas, bem como ser uma base tecnológica para a implantação de novos serviços de monitoramento, como por exemplo predição de demanda, tomada de decisão, análise de dados de telemetria intra-banda, coexistência de protocolos, etc.

 

Reunião de lançamento

No dia 30/7 às 14h, será realizada a reunião de lançamento do projeto GT-MicroMon, com participação da equipe da UECE e também das equipes da RNP que irão colaborar diretamente no projeto compartilhando dados de medições das ferramentas utilizadas em suas atividades.

Acompanhe a reunião