Diretor-geral da RNP faz visita à presidente da Capes e reforça visão de futuro da cooperação de longa data

julho 11, 2025
Home 9 Noticias 9 Diretor-geral da RNP faz visita à presidente da Capes e reforça visão de futuro da cooperação de longa data

No dia 7/7, o diretor-geral da RNP, Lisandro Granville, fez uma visita institucional à presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Denise Pires, com objetivo de debater a importância do Portal de Periódicos para as publicações científicas no Brasil e da Avaliação Quadrienal para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).

O encontro representou um marco de aproximação estratégica de alto nível, que consolida um ambiente de confiança na cooperação e colaboração de longa data entre a Capes e a RNP, além de promover o alinhamento institucional em torno de temas estruturantes para a educação e a ciência no país. Também participaram da reunião a diretora de Gestão da Capes, Luciana Gottschall, o diretor-adjunto de Gestão de Soluções da RNP, Claudio Silva, e respectivas equipes.

A presidente Denise destacou que o Portal de Periódicos é um ativo estratégico mundialmente reconhecido e ressaltou a importância de expandir políticas de acesso aberto (como os acordos transformativos que possibilitam a publicação de artigos científicos por pesquisadores que não dispõem de recursos para custear taxas de publicação). Além disso, reforçou a importância das soluções envolvidas nos processos das avaliações dos mais de quatro mil programas de pós-graduação (como o Coleta, o Censo da Pós-Graduação, entre outras desenvolvidas em parceria com a RNP).

Ela enfatizou, ainda, a importância da articulação entre diferentes agentes (Capes, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq),Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e RNP) para integrar dados ao longo de toda a jornada dos estudantes, da educação básica à pós-graduação.

Esse propósito converge com a atuação da RNP no desenvolvimento de infraestruturas interoperáveis que promovam maior eficiência no compartilhamento e tratamento dos dados acadêmicos e científicos. Denise reiterou o compromisso da Coordenação com a nacionalização do SciELO, bem como a necessidade de modernizar a Universidade Aberta do Brasil (UAB), priorizando soluções digitais mais modernas, abrangentes e acessíveis.

O diretor-geral da RNP, Lisandro Granville, relatou seu histórico de atuação na organização e sua vertente acadêmica. Destacou que frentes como a Rede de e-Ciência e os Centros Nacionais de Dados (CNDs), iniciativas do Programa Conecta, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) podem contribuir com as ações estratégicas na Capes. Mencionou também a biblioteca digital SOL (SBC-OpenLib), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), como exemplo de iniciativa alinhada ao objetivo de democratizar o acesso ao conhecimento científico, assim como o Portal de Periódicos e o SciELO.

O diretor-adjunto de Gestão de Soluções, Cláudio Fabrício, enalteceu a importância da cooperação em termos de entregas de valor, aprendizados e impactos gerados nos eixos de educação, ciência e tecnologia. Citou, também, as articulações em busca dos investimentos necessários para a sustentabilidade e evolução das soluções. Por fim, enfatizou o papel imprescindível da Capes junto ao Ministério da Educação (MEC)no contexto dos recursos do FNDCT/MCTI.

O encontro foi fundamental para fortalecer os laços institucionais de longo prazo, convergir interesses prioritários — como ciência aberta, interoperabilidade de dados e inovação em educação — e ampliar oportunidades de colaboração com atores estratégicos, incluindo o Inep e o CNPq.

*Com informações da CGCOM/Capes