Seções
Texto

Solicite a sua adesão à CAFe

 

Texto

Por que eu preciso da CAFe?

A federação é uma das tendências na forma de ofertar e acessar serviços na internet. No contexto acadêmico brasileira, ela também é uma realidade concreta cujo benefício está disponível para mais de duzentas universidades e institutos de pesquisa. 

Texto

Benefícios

•    Usuário utiliza login e senha da sua instituição para acessar serviços diversos; 
•    Instituições podem disponibilizar serviços web sem administrar contas de usuários; 
•    Alinhamento a uma tendência mundial de autenticação e autorização. 

 

Texto

Como aderir à CAFe?

A maioria das universidades públicas no Brasil já se encontram na CAFe. Consulte a lista de instituições clientes para verificar se o benefício já está disponível para sua instituição. Se sua instituição não estiver nesta lista, a solicitação de adesão deve ser feita pelo gestor de TI através do Service Desk. 
Uma instituição de ensino e pesquisa no Brasil pode aderir à CAFe como provedor de identidade. Nesta modalidade, após concluir o processo de homologação técnica, os benefícios da CAFe passam a estar disponíveis para seus usuários. Vale, no entanto, ressaltar que nem todos os serviços web fornecem serviço gratuito e automático a todas as instituições da CAFe. Muitas vezes, é necessária uma negociação entre a instituição de ensino e pesquisa e quem está disponibilizando o serviço. Consulte, na lista de serviços disponíveis, se o acesso a um determinado serviço é gratuito ou não.