RNP participa de reunião do BRICS sobre intercâmbio acadêmico e pesquisa em cibersegurança

abril 14, 2025
Home 9 Pesquisa e Desenvolvimento 9 RNP participa de reunião do BRICS sobre intercâmbio acadêmico e pesquisa em cibersegurança

O diretor-geral da RNP, Lisandro Granville, e a diretora adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento, Michelle Wangham, integraram a delegação brasileira do BRICS durante a 11ª Reunião do Grupo de Trabalho sobre Segurança no Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (WGSICT), realizada nos dias 10 e 11 de abril, em Brasília.  

O encontro reforçou a importância de uma resposta conjunta aos desafios digitais, com propostas concretas para ampliar a proteção contra ameaças cibernéticas e reduzir a desigualdade tecnológica entre as nações. Em apresentação para representantes dos países do BRICS, Lisandro Granville, diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), destacou as iniciativas da instituição no campo da cibersegurança e a importância da produção acadêmica para o desenvolvimento de soluções inovadoras. 

O diretor-geral da RNP enfatizou que a cibersegurança é um tema crítico não apenas para a área de Tecnologia da Informação, mas para a sociedade como um todo, com implicações geopolíticas. “Qualquer nova tecnologia traz consigo vulnerabilidades que antes não existiam. Ataques cibernéticos podem ser coordenados entre nações ou até mesmo realizados por indivíduos com ferramentas acessíveis”, alertou Granville.  

Granville também destacou a importância da pesquisa acadêmica para antecipar desafios futuros, como a computação quântica e os algoritmos pós-quânticos, que ainda não são uma realidade no cotidiano, mas demandam preparação. Sobre a colaboração entre os países do BRICS, o diretor avalia que a produção conjunta é fundamental para fomentar parcerias. “Nosso objetivo foi mostrar o que o Brasil tem feito para que outros países possam replicar nossas soluções, assim como nós podemos aprender com as experiências deles”, afirmou. 

Na sequência, Michelle Wanghan apresentou os resultados de um levantamento conduzido com pesquisadores da Comissão Especial de Segurança da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), consolidados em um mapa interativo. O recurso reúne informações detalhadas sobre o ecossistema acadêmico brasileiro em cibersegurança, incluindo nomes de pesquisadores, instituições de vínculo, distribuição geográfica, áreas de interesse, grupos de pesquisa, programas de pós-graduação, teses e dissertações, além da identificação de centros de pesquisa e desenvolvimento atuantes na área. 

*Com informações de BRICS Brasil