UFRN recebe workshop voltado para Tecnologias de Redes

Categoria
- 11/09/2018

Dos dias 10 a 13 de setembro, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) irá receber o segundo Workshop de Tecnologia de Redes do estado. As atividades serão realizadas gratuitamente das 8h às 18h, no Instituto Metrópole Digital (IMD), com palestras e minicursos para os profissionais de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas. A ação faz parte do Sistema de Capacitação e Integração, uma realização da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), junto ao Ponto de Presença local (PoP-RN).  

Para o coordenador administrativo do PoP-RN, Sérgio Fialho, o evento é um espaço único para troca de experiências e aprendizado. “Quanto mais capacitações oferecemos aos nosso profissionais e equipes técnicas, mais melhorias podemos oferecer em nossos serviços. É uma oportunidade de participar de minicursos, palestras e bate-papos, com o objetivo de obter novos conhecimentos técnicos e realizar networking”, destaca.

O encontro também tem o objetivo de estabelecer contatos entre instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa com grande notoriedade no Rio Grande do Norte, além de parceiros da Rede Giga Natal e GigaMetrópole. Isso acontece com o intuito de potencializar a troca de experiências e compartilhamento de soluções técnicas nas áreas de projeto, operações, monitoramento, gerenciamento e segurança de redes avançadas, com oportunidade de capacitação técnica.

O Workshop vai oferecer cursos práticos, com temas que variam entre capacitações que agem diretamente na melhoria das práticas para tratamento de incidentes, técnicas de contenção de DDOS, gestão ágil de projetos e IPV6 Avançado. Durante a programação, os participantes ainda vão poder interagir em palestras oferecidas sobre as soluções e serviços avançados da RNP, segurança na rede acadêmica voltada ao contexto local, a nova revolução da saúde e seus impactos nas redes de automação.

A participação no workshop é gratuita para alunos, funcionários e docentes vinculados às instituições usuárias da RNP. É necessário realizar inscrição prévia pelo endereço: wtr.rnp.br/pop-rn.

Em paralelo ao evento, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) promoverá, no dia 14/9, o IX Fórum Regional em Natal. O encontro abordará os principais assuntos relacionados à infraestrutura de internet no Brasil.

II Workshop de Tecnologias de Redes do PoP/RN

Local: Instituto Metrópole Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN);

Data: 10 a 13 de setembro;

Horário: Conferir horários específicos no site;

Participação gratuita.