UFC recebe workshop voltado para tecnologias de redes

Categoria
- 21/01/2019

Dos dias 29 a 31/1, a Universidade Federal do Ceará (UFC) irá receber o terceiro Workshop de Tecnologias de Redes do estado – o WTR-CE. As atividades serão realizadas gratuitamente das 8h às 18h, no campus do Pici, com palestras e minicursos para os profissionais de instituições de ensino e pesquisa públicas e privadas do Ceará.

O workshop tem como objetivos promover a integração, a capacitação e o aumento da cooperação entre os profissionais de Tecnologias da Informação e Comunicação das instituições, além de difundir as políticas adotadas dentro da rede acadêmica como um todo, a fim de buscar excelência nos serviços prestados.

Serão oferecidos três cursos de capacitação, com temas que variam entre governança de TI, sobre fundamentos Scrum, oferecido pela Escola Superior de Redes (ESR), e outros dois cursos práticos para infraestrutura de redes.

Durante a programação, os participantes vão poder interagir em palestras oferecidas sobre as soluções e serviços avançados da RNP, conexões internacionais e a ampliação dos serviços de conectividade no estado, com a participação da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) e da empresa Angola Cables.

Para o coordenador técnico do Ponto de Presença da RNP no Ceará (PoP-CE), Marcos Frota, o evento ainda é uma oportunidade para novos negócios com provedores de internet. “Muitos provedores procuram entender o que é a rede acadêmica e como fazer parcerias. Para isso, vamos ter uma mesa redonda sobre os impactos dessa infraestrutura e as iniciativas do estado em conectividade, como por exemplo o Cinturão Digital”, declarou Frota.

O WTR-CE faz parte do Sistema de Capacitação e Integração, uma realização da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), junto ao Ponto de Presença local (PoP-CE). 

Para participar da rodada de palestras, no dia 31/1, inscreva-se no site do evento.