RUTE/RNP destaca papel estratégico da colaboração em saúde digital durante o CBTMS 2025 

outubro 20, 2025
Home 9 Noticias 9 RUTE/RNP destaca papel estratégico da colaboração em saúde digital durante o CBTMS 2025 

A Rede Universitária de Telemedicina (RUTE/RNP), participou do XII Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde (CBTMS 2025), realizado nos dias 16 e 17 de outubro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O evento reuniu especialistas, gestores públicos e pesquisadores para discutir os avanços e desafios da educação e transformação digital na saúde. 

O coordenador nacional da RUTE/RNP, Luiz Ary Messina, participou da mesa-redonda “Ação Estratégica (Trans)forma SUS Digital”, que contou também com Ana Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde (Seidigi/MS); Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes/MS); Naomar de Almeida Filho, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA); e Deise Garrido, da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTms), na moderação. 

Antes das apresentações, Ana Estela Haddad destacou a urgência e a relevância de preparar pessoas e instituições para os desafios e oportunidades da era digital. Ela apresentou as principais ações do programa SUS Digital, iniciativa do Ministério da Saúde que vem estruturando políticas públicas para ampliar o acesso, a integração e a inovação na rede pública de saúde. A secretária ressaltou ainda a importância dos Núcleos de Telessaúde da RUTE/RNP para o fortalecimento da saúde digital no país. 

Em sua fala, Messina apresentou a trajetória e os resultados da RUTE em seus 19 anos de atuação, reforçando o papel da rede como a maior iniciativa de telessaúde voltada ao ensino e à pesquisa na América Latina. Ele destacou que a RUTE é hoje uma referência internacional, citada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), exemplo de como a telemedicina pode conectar profissionais de localidades remotas, promovendo mentoria contínua, troca de experiências e apoio diagnóstico. 

Messina também abordou a contribuição da RNP e da RUTE na estruturação de redes de colaboração em saúde digital, com destaque para o Programa Prioritário de Informática (PPI-SD) e o Programa de Redes de Colaboração em Saúde Digital (PRC-SD), coordenados em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e o Ministério da Saúde (MS). Segundo o coordenador da RUTE, essas iniciativas têm estimulado a formação de redes de competência entre institutos de ciência e tecnologia, universidades, hospitais de ensino e parques tecnológicos, ampliando a capacidade de pesquisa, desenvolvimento e inovação no SUS. 

“A RUTE é a maior rede integradora de todo o país. O que faz diferença é a possibilidade de discutir com outros profissionais capacitados, favorecer a troca de experiências e fortalecer o trabalho colaborativo em saúde digital”, afirmou Messina durante a apresentação. 

Com mais de 8 mil sessões realizadas, 39 Grupos de Interesse Especial (SIGs) ativos e 142 unidades operacionais, a RUTE promove a integração entre ensino, pesquisa e assistência, contribuindo para o avanço da transformação digital no sistema público de saúde brasileiro. 

Painel sobre prontuário eletrônico e estande  

Além da participação de Messina, o especialista em Saúde Digital da RNP e Diretor de Operações da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), Paulo Lopes, integrou o painel “Prontuário Eletrônico: como planejar e capacitar o usuário?”, realizado no dia 16 de outubro, das 10h30 às 12h. A sessão contou com representantes da Ebserh, do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/Uerj) e da Rede D’Or, e discutiu os desafios e riscos de implantação dos prontuários eletrônicos, bem como a importância da capacitação dos profissionais de saúde para o uso ético, seguro e eficiente dessas ferramentas. O debate destacou que a adoção de soluções digitais deve sempre priorizar a experiência e a jornada do paciente, com foco na melhoria do cuidado e da gestão em saúde. 

O evento ainda contou com um stand da RNP para apresentar as soluções em saúde digital da organização.  

Ana Estela Haddad com Luiz Ary Messina e equipe no estande da RUTE/RNP no evento