Rute inicia o ano com 120 unidades de telemedicina

Categoria
- 04/02/2016

A Rede Universitária de Telemedicina (Rute) iniciou o ano de 2016 com 120 unidades em operação em todo o Brasil. Para o primeiro semestre, estão previstas a inauguração de 12 unidades e a criação de quatro Grupos de Interesse Especial (SIGs). 

Entre as metas alcançadas em 2015, estão a inauguração de 12 unidades de telemedicina e a criação de três SIGs sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC), Medicina Tropical e a Rede Brasileira de Análise de Tecnologias em Saúde (Rebrats), além da manutenção e operação dos 57 SIGs já existentes.

Também houve consolidação dos processos de homologação de salas de videoconferência e do papel da Rute e da RNP para integrar iniciativas, desenvolver e implantar estratégias para educação e pesquisa em saúde, prosseguimento nas articulações internacionais, principalmente com a América Latina e países de língua portuguesa, e com os governos Federal, Estadual e Municipal e órgãos relacionados.

Outros grandes destaques do ano foram a inserção do item Telemedicina na pauta do grupo Brasil-Rússia-Índia-China-África do Sul (BRICS) e o sucesso na transmissão pela Rute do Programa de Apoio aos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), entre setembro e dezembro. Foram registradas mais de 7 mil presenças e exibição em 45 salas de videoconferência, com um total de 617 participantes.