RNP realiza workshop para o aprendizado de redes no CSBC 2019

- 23/07/2019

A RNP esteve presente em diversos momentos da programação do 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2019), que aconteceu este ano entre os dias 14 e 18/7 no Centro de Convenções da Amazônia, em Belém do Pará. Esta foi a quarta participação da RNP no evento como organizadora do workshop FIBRE&CloudNEXT, sobre o uso de plataformas de experimentação (testbeds) no aprendizado de redes de computadores.

Atraindo estudantes, professores e pesquisadores, o workshop foi voltado para todos que desejam testar novas arquiteturas, protocolos e aplicações de redes em larga escala. Este ano, a capacitação incluiu o testbed CloudNEXT, para experimentos em computação em nuvem.

Participante do workshop, o engenheiro da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), Leandro Vaz, pretende utilizar a tecnologia em seu dia a dia de trabalho. “No ambiente corporativo, nós temos equipamentos do sistema atuando em 24/7 e não temos a possibilidade de estar fazendo testes e nem simulando falhas, para isso o CloudNEXT seria uma ótima solução para simularmos cenários de estresse da rede e trabalho de protocolos de roteamento”, afirmou.

No dia 16/7, a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da RNP, Iara Machado, apresentou os Programas de P&D da organização no Seminário de Computação na Universidade (Secomu), evento que reúne a comunidade acadêmica para discutir temas político-científicos.

Já no dia 18, a RNP participou do 13º BreSci (Brazilian e-Science Workshop), fórum de discussão sobre os temas envolvidos no desenvolvimento de infraestrutura de software em apoio às ciências como plataforma de pesquisa e experimentação científica. O gerente de P&D da RNP, Alex Moura, apresentou a estratégia de implantação de um Centro Nacional para suporte à e-Ciência no país.

Projetos internacionais

Já nos dias 15 e 16/7, a RNP também participou de outros momentos do CSBC, o Cloudscape Brazil 2019 e o Worskshop on Cloud Networks (WCN). A 6ª edição do Cloudscape Brasil dedicou-se ao uso seguro de serviços de nuvem e de TI na liderança de inovação de mercado na área de cloud computing. As apresentações trouxeram o futuro da visão política conjunta entre Brasil e União Europeia na área de TIC para aumentar o impacto social e econômico das duas regiões.

Uma das sessões sobre a 4ª Chamada Coordenada Brasil e União Europeia, coordenada no Brasil pela RNP, reuniu representantes de cinco dos seis projetos desenvolvidos no contexto da chamada - OCARIoT, NECOS, ATMOSPHERE, 5G-RANGE e SWAMP - que puderam apresentar seus projetos e discutir os planos de sustentabilidade para os mesmos. O testbed CloudNEXT, desenvolvido no âmbito do projeto ATMOSPHERE, participou da área de demonstrações do Cloudscape Brazil.

“Com grande participação do público presente, que contava desde alunos de graduação até professores e profissionais da área, muitos de instituições europeias parceiras dos projetos, o evento foi uma excelente oportunidade de disseminação dos resultados dos projetos”, declarou o coordenador de P&D do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Lucas Bondan.

Já o WCN teve foco acadêmico, gerenciado pelo Grupo de Interesse Especial (SIG) em Cloud Computing da SBC, e concentrou-se em aprimorar a cooperação em pesquisa entre o Brasil e a Europa na área de computação em nuvem.

Saiba mais sobre o evento no site do CSBC 2019.