RNP promove workshop no CSBC2021 sobre pesquisa experimental

Pelo sexto ano consecutivo, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) marcará presença no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2021), que ocorrerá entre os dias 18 e 23/7 em Florianópolis (SC), com o WFIBRE (Workshop FIBRE). O objetivo do evento satélite, que ocorrerá de forma online na sexta-feira (23/7), a partir das 9h, é apresentar iniciativas no uso de plataformas de experimentação (testbeds) no apoio à pesquisa científica no Brasil.

Durante o evento também serão apresentadas e discutidas com a comunidade científica oportunidades para a utilização da ciberinfraestrutura da RNP para experimentações em redes de computadores, sistemas distribuídos, cibersegurança, blockchain, IoT, entre outras possibilidades.

Destaques da programação

Na abertura, a diretora de PD&I da RNP Iara Machado falará sobre a importância e o papel das redes acadêmicas no apoio à pesquisa experimental. Em seguida, os keynote speakers Michael Stanton e José Rezende (RNP) discutirão sobre o impacto da experimentação na qualidade da pesquisa acadêmica.

Ao longo do workshop, também serão apresentados os trabalhos selecionados pela chamada lançada pela RNP com relatos de uso de plataformas para experimentação e apoio à PD&I em diversas áreas do conhecimento: Internet das Coisas, Blockchain, Cibersegurança, e Redes Multicamada, além de estudos de caso.

Workshop Fibre no CSBC 2021

Data: 23/7

Horário: das 9h às 19h

Para participar, é preciso se inscrever previamente no CSBC 2021, pelo site do evento.