RNP participa pela terceira vez do Congresso da SBC com o workshop Fibre

- 01/08/2018

Na semana de 23 a 26/7, a RNP participou do 38º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em Natal (RN), cujo tema foi “Computação e sustentabilidade”. Esta foi a terceira vez que a RNP participa do evento como organizadora do workshop do Fibre, ambiente voltado para o ensino de redes e experimentação de novas arquiteturas de internet.

A programação do workshop, realizado ao longo do dia 26, incluiu apresentações de artigos, além de palestras sobre o presente e o futuro do testbed. A parte prática contou com um tutorial de criação de scripts em linguagem OEDL. Esta linguagem será a utilizada a partir da implantação do OMF6 no testbed FIBRE, que começará em agosto.

Confira a programação completa e os slides das apresentações

No dia 23, o diretor-adjunto de Internet Avançada da RNP, Leandro Ciuffo, representou o Fibre durante o 45º Seminário Integrado de Software e Hardware (SEMISH), principal fórum científico do CSBC. Além de apresentar os principais avanços do testbed, Ciuffo coordenou uma das sessões do evento, que incluiu a apresentação de artigos de computação ligada a questões ambientais e palestras sobre cloud computing e pesquisa experimental em redes.

CloudScapeBrazil 2018 e Workshop on Cloud Networks (WCN)

Nos dias 25 e 26/7, durante o CSBC, o projeto EUBrasilCloudForum promoveu o CloudScapeBrazil 2018 e o Workshop on Cloud Networks (WCN), dois eventos combinados que reuniram empresas, governo e comunidade acadêmica do Brasil e da União Europeia para debates sobre Computação em Nuvem.

Com o tema “Tecnologias confiáveis para economias fortes e competitivas”, o objetivo da quinta edição do Cloudscape Brazil 2018 foi debater como as tendências tecnológicas nesta área estão estimulando a inovação em diferentes setores da economia. Veja a agenda completa do evento.

Já o WCN, que este ano teve sua terceira edição, teve como objetivo criar um novo Grupo de Interesse (SIG, Special Interest Group) em computação em nuvem na SBC. O Fibre foi representado nos dois eventos pelo professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assessor da RNP, José Rezende, que conduziu uma das demonstrações do evento, que mostrou como realizar um experimento utilizando o Portal do cOntrol & Management Framework (OMF6), o novo software de controle para gerenciamento de recursos do testbed.

Esta foi a última ação do EUBrasilCloudForum, um dos cinco projetos originados na 3ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação. Desde 2016, o EUBrasilCloudForum atuou na criação de um ambiente de ciência aberta de cloud computing euro-brasileiro, com o objetivo de apoiar outros projetos de cooperação na promoção dos seus resultados.

“Com o encerramento do EUBrasilCloudForum, algumas de suas iniciativas, como a organização do Cloudscape e a formação dos SIGs, serão continuadas pelo ATMOSPHERE, um dos projetos da 4ª chamada. É uma forma de fazer com que com os bons resultados alcançados continuem trazendo benefícios tanto para a comunidade de pesquisa em nuvem brasileira como para a europeia”, explica Wanderson Paim, do do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Digitais para Informação e Comunicação (CTIC).