RNP participa do WTICIFES 2022 em Sergipe

- 07/07/2022

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) integrou a programação do Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES), realizado entre os dias 5, 6 e 7/7. Em sua 14ª edição, o evento é promovido pelo Colégio de Gestores de Tecnologia de Comunicação (CGTIC) e é um espaço que reúne assuntos de interesse das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), em sua maioria as 69 universidades federais no Brasil.

Este ano, o evento foi realizado em Aracaju, na Universidade Federal de Sergipe (UFS) com o tema “As TICs como eixo de sustentação da estratégia das Ifes”. Governança, gestão de processos, cibersegurança, privacidade e adaptação à legislação e transformação digital foram alguns dos assuntos abordados.

No dia 6/7, o diretor de Serviços e Soluções da RNP, Antônio Carlos F. Nunes, participou do painel “Conectividade no Brasil e construção de sistemas de informação compartilhados”, ao lado de Gustavo Balduíno, da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com moderação de Teresa Maciel, do CGTIC.

A equipe do Ponto de Presença da RNP na Bahia (PoP-BA) teve um artigo aprovado para a sessão de Gestão e Governança, no dia 7/7, e apresentou a experiência de como a decisão estratégica de sediar um núcleo de operação de redes na Universidade Federal da Bahia (UFBA) trouxe desdobramentos positivos.

Saiba mais sobre o WTICIFES no site do evento.