RNP no combate à Covid-19

- 29/05/2020

Ciência, tecnologia e pesquisa são grandes aliadas da saúde. Especialmente quando uma força-tarefa para enfrentamento da Covid-19 se faz necessária. Desde o avanço da pandemia, a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) tem adotado uma série de medidas para apoiar a comunidade acadêmica brasileira e as autoridades sanitárias para que as atividades dessas instituições essenciais possam continuar, dentro dos hospitais, na linha de frente em combate à pandemia, ou fora deles, de forma remota.

Conectados, mesmo à distância

A primeira medida adotada foi a de ampliar o acesso aos nossos serviços de videocolaboração para os Ministérios, estabelecimentos de saúde, unidades de pesquisa e instituições de ensino superior e educação tecnológica. Os números mostram o expressivo aumento de uso nas plataformas Conferência Web e  [email protected], do início da crise para cá.

Conferência Web

Recorde de acessos, novas funcionalidades e ampliação da capacidade de atendimento conforme demanda. Esses foram alguns marcos do Conferência Web. Confira:

O uso da plataforma cresceu

982% de crescimento entre abril e maio deste ano

 

Mais salas, mais usuários, mais acessos

O número máximo de salas simultâneas foi ampliado em quatro vezesPico e capacidade de acessos simultâneos

 

Play no streaming

A transmissão por streaming amplia a participação nas reuniões virtuais para 2 mil participantes

 

[email protected]

Também houve crescimento no repositório de vídeos da comunidade acadêmica brasileira, principalmente devido ao maior número de transmissões ao vivo, como a realização de webinares. Veja:

Crescimento no Vídeo@RNP

 

Unidos pela videocolaboração

Unidos pela videocolaboração

 

Para saber mais sobre a performance das ferramentas de videocolaboração da RNP, com riqueza de detalhes e cases de uso, faça download gratuitamente do nosso e-book.

Recursos computacionais em nuvem para combate à Covid-19

Com o apoio das multinacionais de tecnologia Microsoft, Google e AWS, a RNP está com uma oferta especial do [email protected] , o serviço de nuvem da organização social, que oferece infraestrutura em nuvem híbrida* para a comunidade acadêmica e de pesquisa do Brasil. O objetivo? Auxiliar instituições que tenham ações de pesquisa ou de combate direto à doença e que precisem de infraestrutura em nuvem robusta e confiável para ampliar a capacidade do seu serviço.

A oferta está e permanece disponível gratuitamente até o final de agosto para organizações que têm algum vínculo com a RNP e que tenham infraestrutura tecnológica compatível com o serviço. Quem tiver projetos aprovados terá suas próprias máquinas virtuais, redes e armazenamento em nuvem, com disponibilidade 24x7 e segurança. Isso significa a possibilidade de migrar as aplicações para a nuvem e construir o próprio servidor com a capacidade necessária, sempre conectado à internet, sem se preocupar com falhas de equipamento, conectividade e espaço de armazenamento. Saiba mais!

* Nuvem híbrida associa computação em nuvens públicas e privadas, permitindo que os dados e aplicativos sejam compartilhados entre elas.
 

Outras iniciativas em combate à pandemia

De inteligência artificial oferecendo uma triagem digital para orientar pacientes sobre buscar atendimento médico a uma plataforma que reúne quem quer doar e quem precisa de algum material equipamento ou insumo, a RNP tem apoiado uma série de iniciativas para combater à Covid-19. Conheça algumas dessas ações!

Uma dessas ações é o Grupo de Interesse Especial (SIG) Covid-19 Brasil, criado emergencialmente pela Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), que há 14 anos é a maior rede colaborativa da RNP voltada para a saúde. No cenário de pandemia, as sessões do grupo formado por profissionais de saúde e convidados de referência têm como objetivo trocar experiências, discutir os desafios da saúde e os possíveis rumos da pandemia. Os encontros virtuais acontecem  às segundas, quartas e sextas-feiras, às 12h (horário de Brasília), por Conferência Web, nesta sala (clique para acessar). Acesse o site da RUTE e confira a agenda completa.

#EmCasa e aprendendo

Para auxiliar a comunidade de ensino e pesquisa e oferecer conteúdo para quem busca aprimorar conhecimentos neste período de isolamento social, a RNP, representada pela Escola Superior de Redes (ESR), está organizando uma série de webinares com temas de diversas áreas de conhecimento, com a participação de especialistas. Os webinares ainda são transmitidos para a América Latina pela RedCLARA, com tradução simultânea para o espanhol. Confira o que vem por aí

O cuidado vem de dentro

Com o objetivo de zelar pelas pessoas e seu bem-estar no ambiente de trabalho, a RNP criou um Comitê Covid-19 para a tomada de decisões e ampliou o home office para todos os seus colaboradores desde o dia 17/3, todos os dias da semana.

Também reforçamos a importância da prevenção contra a pandemia, orientando nossos colaboradores e prestadores de serviço à comunidade sobre as recomendações da Organização Mundial de Saúde quanto à higiene.

Fale conosco

Se sua organização é uma Instituição de Ensino e Pesquisa, Estabelecimento de Saúde com Ensino e precisa da nossa ajuda, entre em contato conosco pelo nosso Service Desk, pelo e-mail [email protected] ou telefone/Whatsapp 0800 722 0216.

 

© 2019 - RNP Todos os direitos reservados.   |  Conheça nossa Política de Privacidade