A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) participou do Seminário Internacional sobre Inclusão Digital, promovido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), realizado nos dias 23 e 24 de setembro, em Brasília. O evento, intitulado “Conectividade Significativa e Transformação Social”, reuniu especialistas de diversos setores para debater os desafios e oportunidades da inclusão digital no Brasil.
O painel “Ações e Programas do Governo Federal”, reuniu representantes de diversas instituições públicas para discutir iniciativas voltadas à ampliação do acesso digital no país. Lisandro Zambenedetti Granville, diretor-geral da RNP, compôs a mesa ao lado de Cristiana Camarate (Anatel), Silvia Massruhá (Embrapa), Rodrigo Botelho Machado (Telebras), Tiago Bahia Fontana (Ministério da Saúde), sob moderação de Alexandre Giraux (TCU).
Durante sua fala, Lisandro destacou o papel da RNP como articuladora de soluções tecnológicas para instituições públicas nas áreas de ensino e pesquisa. Ele ressaltou o papel estratégico da RNP na execução do programa Conecta, uma iniciativa que cria um ambiente tecnológico robusto para colaboração entre pesquisadores no Brasil e deles com o mundo.
Granville explicou o programa, que contempla a ampliação da rede de internet de qualidade voltada à educação e à pesquisa, a criação de Centros Nacionais de Dados, a implantação da rede de e-Ciência, o desenvolvimento de infovias e redes metropolitanas no interior, além da implementação do Centro de Operações em Segurança (SOC), responsável por zelar pela cibersegurança.
A participação da RNP no evento reforça sua relevância estratégica na construção de um Brasil mais conectado e inclusivo. O seminário foi uma oportunidade para alinhar visões, compartilhar experiências e fortalecer parcerias em prol da inclusão digital.