Participação no Encontro Nacional reforça importância dos serviços digitais para arquivos acadêmicos
Entre os dias 6 e 8/11 a RNP, representada pela product Owner Natalia Kerolin e pelo gerente de Serviços Marcelino Cunha, participou do Encontro Nacional de Arquivistas e Técnicos em Arquivos das Instituições Federais de Ensino Superior (ENARQUIFES), realizado na UFMG. O evento, que ocorre a cada dois anos, reúne profissionais de todo o país para discussão e deliberação de propostas voltadas à gestão de arquivos acadêmicos.
Durante o encontro, Marcelino Cunha apresentou o catálogo de serviços da RNP à comunidade arquivística. A recepção foi extremamente positiva, com muitos participantes descobrindo pela primeira vez a amplitude das soluções oferecidas pela rede.
Temas em destaque
As discussões centraram-se em duas necessidades urgentes das instituições:
- Diploma Digital – implementação e gestão segura de documentos acadêmicos digitais
- Acervo Digital Acadêmico – preservação e disponibilização do patrimônio documental das universidades
Foi também discutida a parceria da RNP com a UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) para ofertar solução de acervo digital às Instituições Federais de Ensino Superior.
Eduplay: Visita à TV e Rádio UFOP – Uma parceria de sucesso
No dia 9, a equipe da RNP realizou visita técnica e reunião de alinhamento com a TV UFOP e Rádio UFOP, reforçando uma parceria de mais de 10 anos de sucesso.

A reunião contou com a presença de Marcelino Cunha e Natalia Kerolin representando a RNP, e pela UFOP participaram Ciro Mendes, Diretor de Comunicação Institucional; Danilo Roxette, Coordenador Técnico da TV UFOP; Danilo Nonato, Coordenador de Programação da Rádio UFOP; e Daniel Bicalho, Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da universidade. O encontro permitiu alinhar estratégias e discutir os próximos passos da parceria.
Destaques da TV UFOP:
- Líder absoluta no Eduplay: É a TV mais assistida da plataforma, com impressionantes 14 milhões de acessos
- Parceria consolidada: Mais de uma década de colaboração com a RNP
- Integração total: Os serviços da RNP estão incorporados na programação da emissora
- Crescimento sustentável: Nilton Rocha, P.O. do serviço, relata que o Eduplay tem demonstrado crescimento consistente.
Depoimento da UFOP
Ciro Mendes, diretor de Comunicação Institucional da UFOP, compartilhou sua visão sobre a parceria:
“Aqui na UFOP, nós vemos o Eduplay como uma plataforma que está evoluindo, incorporando possibilidades, mas que já se provou como um espaço importante para o audiovisual, especialmente para as TVs das instituições públicas. Tivemos a honra e a oportunidade de estar no embrião dessa proposta, pelos idos de 2014, experiência que nos deu o suporte, a segurança e a maturidade para nos lançarmos na TV digital. Estamos muito satisfeitos com nossos resultados na plataforma e sempre pensando na melhor forma de aproveitar os recursos disponibilizados.”
Impacto e perspectivas futuras
A participação no ENARQUIFES e a visita à UFOP reforçam o papel estratégico da RNP no apoio às instituições federais de ensino. O encontro evidenciou a crescente demanda por soluções digitais no âmbito dos arquivos acadêmicos, enquanto o sucesso da TV UFOP no Eduplay demonstra o potencial transformador dos serviços da RNP quando bem implementados.