RNP lança processo de seleção para construção conjunta da Infovia Tocantins

- 20/03/2024

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou chamada de qualificação de provedores para a construção conjunta, compartilhamento, iluminação conjunta, manutenção e permuta da Infovia Tocantins. A entrega faz parte do Programa Conecta e Capacita, que prevê a construção de 18 infovias, somando mais de 40 mil quilômetros de fibra óptica por todo o território nacional. Nesta quarta-feira (20/3), às 14h, será organizado um workshop com provedores interessados em tirar dúvidas sobre o processo. O prazo para envio de propostas vai até o dia 11/4. 

Acesse os documentos relacionados 

A Infovia Tocantins cobrirá sete municípios do estado com cerca de 1 mil km de extensão de fibra óptica. A expectativa é atender a 14 campi de instituições conectadas à RNP, com potencial para novas conexões em alta velocidade para seis campi de instituições de ensino e pesquisa estaduais, além de hospitais de ensino, escolas, parques tecnológicos e pontos de Wi-Fi em locais públicos. 

O processo convoca provedores e fornecedores parceiros para a construção conjunta, compartilhamento, iluminação conjunta, manutenção e permuta, parcial ou total, de redes ópticas de acesso, ativas ou passivas (utilizando a tecnologia xPON), redes ópticas metropolitanas e de longa distância e, também, de permutas de capacidade e canais ópticos em redes de longa distância.  

O processo ainda pode incluir o atendimento direto de instituições de ensino e pesquisa conectadas à RNP, por meio de fibras apagadas ou portas ópticas xPON, de uso da RNP no estado do Tocantins. 

Sobre o Programa Conecta e Capacita 

O Programa Conecta e Capacita é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e é uma das ações que compõem o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. O Programa visa implantar 18 infovias, somando mais de 40 mil quilômetros de fibra óptica por todo o território nacional.