RNP inaugura rede de dados de alta velocidade em Pelotas

- 11/05/2023

Pesquisadores, professores, estudantes e médicos de Pelotas (RS) poderão contar com acesso de alto desempenho às redes e infraestruturas, para a realização de pesquisas científicas, teleconsultas, aulas à distância e outras funcionalidades. A Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa de Pelotas (RECOP), que será inaugurada em 11 de maio, às 14h, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O projeto integra o Programa Redes Metropolitanas Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), da RNP, que implementa conexões nas regiões metropolitanas e em cidades do interior do país interligadas por Pontos de Presença (PoPs) da RNP. 

A Redecomep Pelotas (RECOP) terá cerca de 45 km de cabos de fibra óptica que oferecerão aos usuários velocidades de acesso de até 1 Gb/s. O evento de inauguração será realizado na UFPel e poderá ser acompanhado por jornalistas. Veja abaixo mais informações sobre o evento. 

A Rede Metropolitana viabilizada pela RNP vai interligar as seguintes instituições: 
21 campi da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), três campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul), além de três unidades do Serpro, uma subestação da CEEE-D, companhia distribuidora de energia do Rio Grande do Sul, e duas unidades da Embrapa, a Clima Temperado e Capão do Leão.

A Redecomep Pelotas foi viabilizada pela parceria da RNP com a empresa Razão Info (Vetorial), CEEE-D e demais parceiros. O projeto foi elaborado pela RNP, que adquiriu os materiais e equipamentos; a construção e posterior manutenção fica a cargo da Vetorial; e a CEEE-D cedeu a permissão para a instalação em sua rede de postes.

No total, mais de 560 instituições consorciadas no Brasil já utilizam a Redecomep, que conta com 52 redes ópticas. Com essa nova infraestrutura, a cobertura total supera a marca de 4 mil km de fibra óptica em todo o país, garantindo ainda um acesso às redes nacional e mundial de pesquisa, por meio de conexões de alto desempenho nas cidades beneficiadas. As redes estão presentes nas 27 capitais e em 25 municípios do interior.