RNP, Furb, Fapesc e prefeitura inauguram rede metropolitana de Blumenau

- 30/11/2022

Fornecer internet de alta velocidade a universidades, centros de pesquisa e escolas municipais, por meio de uma rede de mais de 100km de fibra ótica. Com esse objetivo, a RNP, a Universidade Regional de Blumenau (Furb), a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) e a prefeitura de Blumenau se uniram para a criação de uma rede metropolitana de internet que passa a interligar instituições de ensino sediadas na região. O projeto integra a Rede Acadêmica Catarinense, e foi inaugurado na terça-feira, 29/11, em solenidade realizada na Furb.

A Rede Metropolitana liga 11 pontos estratégicos, como o campus da Furb; o laboratório e as unidades acadêmicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); o campus de Blumenau do Instituto Federal Catarinense (IFC); o Instituto GENE - Centro de Inovação de Blumenau; a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Blumenau; e ainda o campus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em Gaspar, a cerca de 11 km de Blumenau. A velocidade de conexão nos locais irá variar de 1 Gbps a 10 Gbps.

“A inauguração desta rede vem neste momento consolidar e amplificar uma relação de colaboração já existente entre a FURB, as demais instituições e a RNP, o que contribui significativamente para o desenvolvimento da região. Iniciativas como os ecossistemas de inovação, os projetos de pesquisa, ações de extensão e programas técnico-científicos que buscam resolver desafios reais da região poderão ser integrados e amplificados com a conectividade da nova rede, agregando inovação e propósito a estas iniciativas e à formação acadêmica dos estudantes da região”, explicou Ana Lúcia Reis, chefe da Divisão de Tecnologia da Furb. 

Com a Rede Metropolitana de Blumenau, as instituições passam a desfrutar de uma infraestrutura de alto desempenho para a realização de pesquisas, experimentações e outras funcionalidades, com capacidade de transmissão de dados em altíssima velocidade. A linha está em vias de se tornar operacional, garantindo às instituições uma série de benefícios, como maior qualidade ao se ministrar aulas na modalidade de ensino à distância (EAD) e mais facilidade para a realização de atividades em laboratórios virtuais.

“A expectativa da FURB é que essa rede contribua para a continuidade e estímulo à rede nacional de pesquisa, dinamizando a colaboração e ampliando a construção do conhecimento técnico-científico entre as instituições e a cidade, por meio da conectividade, da pesquisa e da inovação”, concluiu Ana Lúcia Reis.

PARC-Blumenau
A Rede foi batizada de PARC-Blumenau por fazer parte do programa Pontos de Agregação da Rede Acadêmica Catarinense (PARC), uma cooperação entre a RNP e a Fapesc, que busca fomentar a criação de conexões entre instituições em municípios no interior de SC. O projeto faz parte do Programa Redes Metropolitanas Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep), da RNP, que implementa conexões nas regiões metropolitanas e em cidades do interior do país interligadas por Pontos de Presença (PoPs) da RNP.

No total, mais de 555 instituições consorciadas no Brasil já utilizam a Redecomep, que conta com 44 redes ópticas. A cobertura total dessas redes já ultrapassou a marca de 3,7 mil km de fibra óptica em todo o país, garantindo ainda um acesso às redes nacional e mundial de pesquisa, por meio de conexões de alto desempenho nas cidades beneficiadas. As redes estão presentes nas 27 capitais e em 20 municípios do interior.

*Com informações da ASCOM da Prefeitura de Blumenau.