RNP e Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte fortalecem parceria por conectividade nas escolas 

maio 29, 2025
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Em visita à sede da secretaria em Natal, gestão do Internet Brasil discute possibilidades de uso dos chips distribuídos pelo Programa e conhece projetos educacionais promovidos na rede pública de ensino 

Com o objetivo de conhecer as iniciativas pedagógicas promovidas pelo uso dos chips do Internet Brasil nas escolas, a equipe de gestão do Programa, executado pela RNP, fez uma visita à Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu no dia 20 de maio, como uma forma de aproveitar a passagem da equipe por Natal, em razão do 26º Workshop RNP (WRNP). 

Na ocasião, o gerente de soluções da DAGSol, Hélder Vitorino, a coordenadora de soluções, Suely Campos, e a especialista em educação, Beatriz Zoss, juntamente com o gerente de Relacionamentos da Dari, Álvaro Malaguti, foram recebidos pelo subsecretário de educação Flaubert Lopes, o subcoordenador de Ensino Médio, Manoel Tavares Neto e o gestor da secretaria, Firmino Neto. Durante a visita, foi conversado sobre a aplicação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pela secretaria com foco em educação e sobre os possíveis usos dos chips distribuídos pelo Internet Brasil, por meio da RNP. 

Nesse contexto, o gestor da secretaria, Firmino Neto, sinalizou que há uma demanda nas escolas por mais chips do Programa, bem como pelo remanejamento dos chips que já foram distribuídos às instituições de ensino, para melhor atender aos estudantes que têm interesse em receber o benefício. Na pesquisa de satisfação do Programa, por exemplo, 87% dos participantes reconhecem que o Internet Brasil contribui para a formação educacional dos estudantes – o que abrange alunos da educação básica da rede pública, a partir do 3º ano do Ensino Fundamental, integrantes de famílias cadastradas no CadÚnico. 

Além disso, entre os projetos e conteúdos pedagógicos disponibilizados pelas escolas do Rio Grande do Norte aos alunos estão ofertando plataformas educacionais on-line acessíveis, além do computador, por dispositivos móveis como celular ou tablet, o que pode ser feito com a utilização do pacote de dados fornecido por meio dos chips do Internet Brasil. Algumas delas são a Plurall e a Clickideia, esta última reconhecida pelo Banco Mundial e integrante do Guia de Tecnologias do MEC, órgão parceiro do Programa. 

“As visitas às secretarias de educação Estaduais e Municipais têm nos ajudado a compreender as nuances desse ecossistema de educação e suas peculiaridades. Assim, conseguimos ajustar nossos processos promovendo melhorias no atendimento do Programa”, disse Hélder Vitorino. 

Infraestrutura conectada e formação dos educadores impulsionam educação híbrida no RN 
 De acordo com os representantes da Secretaria de Estado de Educação, atualmente a maior parte das escolas do Rio Grande do Norte já possui rede wi-fi e conta com laboratórios equipados com chromebooks, com a utilização de serviços com recursos on-line para educadores e alunos, como a ferramenta Google for Education. Além disso, os professores da rede pública de ensino recebem capacitação pela Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH), iniciativa do Núcleo de Excelência em Tecnologias Sociais da Universidade Federal de Alagoas (NEES/UFAL), que busca ampliar as estratégias de implementação da Educação Híbrida na rede pública. 

Ao final da visita, os membros da secretaria conduziram a equipe da RNP para ver como é realizado o monitoramento dos enlaces das escolas e dos pontos de wi-fi existentes em praças públicas, e também às instalações do Núcleo de Inovação da RIEH, uma estrutura equipada com um estúdio de vídeo moderno para a criação de conteúdos educacionais. Parte desses conteúdos é disponibilizada no programa “Se liga no Enem”.