RNP convida pesquisadores para o Programa de Monitoramento de Redes de 2023

A RNP lançou, nessa sexta-feira (03/03), uma chamada de propostas para que pesquisadores possam submeter projetos ligados ao monitoramento e à análise de redes. A iniciativa faz parte do Programa de Monitoramento de Redes (PMon) 2023, que tem o objetivo de promover a prospecção tecnológica na área de medições.  

Acesse o edital.  

O Comitê Técnico de Monitoramento de Redes (CT-Mon), criado pela RNP em 2011 para acompanhar os principais avanços técnico-científicos da área, por meio de prospecção tecnológica. objetivo do programa é fomentar uma interação contínua da comunidade acadêmica para que sejam fornecidos insumos, tanto conceituais como práticos, para a evolução dos serviços oferecidos pela RNP, como, por exemplo, o MonIpê.  

Os pesquisadores interessados devem submeter propostas de projetos que possam ser desenvolvidos em até cinco meses, de natureza experimental ou conceitual. Os temas de interesse estão listados no edital e englobam temas como Internet do Futuro, rede de computadores, computação em nuvem, entre outros. Os participantes devem ser ligados a organizações de ensino e pesquisa sediadas no Brasil. 

A data para a submissão de propostas encerra no dia 15/4 e os resultados serão divulgados no dia 01/5. Para entrar em contato com o comitê técnico durante a formulação das propostas, o e-mail é ct-mon-coord@rnp.br