RNP amplia infraestrutura de medição com novos servidores NDT em todos os seus PoPs 

agosto 4, 2025
Home 9 Noticias 9 RNP amplia infraestrutura de medição com novos servidores NDT em todos os seus PoPs 

Como parte de uma importante parceria com o projeto internacional Measurement Lab (M-Lab), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) acaba de concluir a instalação de servidores do NDT (Network Diagnostic Tool) nos 27 Pontos de Presença (PoPs) de sua infraestrutura, reforçando seu compromisso com a qualidade da conexão de rede e a transparência dos dados. 

A ferramenta permite que qualquer pessoa realize testes simples e rápidos de conexão com a Internet, medindo velocidade de upload e download, latência e taxa de retransmissão. Os testes são realizados entre o computador do usuário e o PoP mais próximo da rede Ipê — garantindo resultados mais representativos. Agora, com o novo portal centralizado (https://medidor.rnp.br), o acesso ficou ainda mais intuitivo e eficiente. 

Segundo o analista de sistemas da RNP, Daniel Neto, a adoção do NDT teve início em 2020 como uma solução alternativa para atender ao projeto Conecte SUS, que exigia testes rápidos e eficazes durante a pandemia. “Na época, o serviço de homologação do MonIPÊ não atendia às necessidades do projeto. O NDT, por ser open source, se mostrou ideal para o desafio. A partir de então, foi implementado nos 27 PoPs da RNP”, relembra. 

A parceria com o M-Lab marca um novo momento para o serviço. Além de modernizar os servidores e integrar os testes à rede global do projeto, a iniciativa fortalece a infraestrutura de medição de redes no Brasil e amplia a visibilidade internacional dos dados gerados. “Essa colaboração é benéfica para os dois lados: a RNP garante a preservação e o acesso público aos dados via Google BigQuery, enquanto o M-Lab passa a contar com uma rede de testadores distribuída pelo país, sem custos operacionais”, explica Daniel. 

Os dados coletados são técnicos (como velocidade, latência e IP) e não envolvem informações pessoais. Todos os testes seguem as diretrizes de privacidade do M-Lab e da RNP, com total transparência sobre o uso dos dados. Antes da medição, o usuário é informado sobre as condições de coleta e uso, podendo prosseguir com segurança. 

Com os resultados disponíveis publicamente na plataforma Google BigQuery, a RNP reforça seu papel de promotora do conhecimento e da inclusão digital. Os dados servem de base para estudos científicos, análises de desempenho e apoio a políticas públicas. “A análise desses dados pode indicar áreas com baixa qualidade de conexão, embasar investimentos e orientar estratégias para ampliar o acesso à Internet e reduzir desigualdades regionais”, destaca Daniel. 

A analista de suporte da RNP, Elenice Pedrosa, destaca o ineditismo da parceria com o M-Lab para a infraestrutura de medição de redes no Brasil e internacionalmente, proporcionando o fortalecimento da pesquisa com dados abertos e transparentes sobre a rede nacional. “Ao permitir a abertura de dados, pesquisadores e instituições podem explorar esses dados e obter visões que facilitem a análise de desempenho em várias regiões”, endossa.  

O convite está feito: acesse o portal medidor.rnp.br, faça o teste e contribua com essa rede de conhecimento colaborativo. “Quanto mais medições, mais dados para melhorar a experiência de todos!”, conclui. 

Para quem tiver dúvidas sobre o funcionamento da plataforma, pode entrar em contato com o canal de Atendimento da RNP através do e-mail atendimento@rnp.br