Representantes da RNP participam de encontro do projeto SPIDER na Espanha

A diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, Iara Machado, o diretor-adjunto de E-Ciência, Leandro Ciuffo, e o assessor de PD&I, José Dieguez, participaram do primeiro encontro presencial do consórcio do projeto SPIDER, em Madri. O projeto representa um passo significativo no fomento e retomada da cooperação digital entre a União Europeia e a América Latina e o Caribe (UE-LAC). 

Durante dois dias (22 e 23/2/2024), os representantes da RNP participaram de discussões, apresentações e sessões de planejamento estratégico com o objetivo de avançar nos objetivos do projeto e fortalecer esforços colaborativos. O encontro abordou estratégias para alavancar as atividades da rede BELLA para fins de aumento da cooperação em pesquisa, desenvolvimento e inovação - e esta inclui um diagnóstico para mapear os ecossistemas de CT&I -, além de identificar e definir atores e grupos focais desses ecossistemas, tanto na União Europeia, como na América Latina e Caribe.  

“Um dos resultados das discussões foi um melhor entendimento dos ecossistemas de NRENs (Redes Nacionais de Pesquisa e Educação, na sigla em inglês) que utilizam a rede BELLA através da RedClara e Geant", relata a diretora Iara Machado. "Também ajudamos em uma maior aproximação do projeto com a rede Géant no lado europeu, visto que não há NRENs europeias na equipe do projeto", acrescentou o diretor-adjunto Leandro Ciuffo. 

Sobre o projeto SPIDER 

O consórcio do projeto SPIDER (Strategic Partnership for the Implementation of Digital dialoguEs in R&I cooperation) faz parte da chamada Horizon Europe Framework Programme (HORIZON) - CL4.  

O SPIDER visa apoiar a exploração de todo o potencial da rede BELLA, recentemente criada, e a implementação dos resultados dos diálogos UE-LAC no contexto da transformação digital e da pesquisa e inovação, propondo uma abordagem multilateral para permitir o desenvolvimento de uma parceria estratégica entre as partes interessadas relevantes.  

Imagem: Divulgação/Projeto SPIDER

Na imagem, a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, Iara Machado está na terceira na fileira da frente (da direita para a esquerda), o diretor-adjunto de E-Ciência, Leandro Ciuffo, é o terceiro da esquerda para a direita, na última fileira, e o assessor de PD&I, José Dieguez, é o primeiro à esquerda.