‘Queremos apresentar os resultados do OpenRan@Brasil no WRNP’, diz diretora Iara Machado

O Open RAN é um dos principais temas do 24º Workshop RNP (WRNP), que acontece nos dias 22 e 23 de maio, em Brasília. Trata-se de um movimento em defesa de um padrão aberto de redes de acesso via rádio, que busca democratizar o acesso a redes de telecomunicações em todo o mundo.

O programa OpenRAN@Brasil, lançado pela RNP há dois anos, faz parte desse movimento global. A iniciativa brasileira terá destaque no WRNP, com uma mesa voltada para explicar o programa e seu atual status de desenvolvimento.

“Queremos apresentar os resultados do programa OpenRAN@Brasil para a comunidade do WRNP. Após um ano de projeto, já temos resultados importantes para compartilhar. Se tudo der certo, planejamos realizar uma demonstração de um caso de uso. O Open RAN está ganhando força dentro da comunidade sem fio global, e nosso projeto é uma grande prova de conceito dessa possibilidade”, afirma Iara Machado, diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP desde 2018.

OpenRAN@Brasil: uma parceria entre RNP e CPQD

Em 2021, a RNP, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) e outros parceiros lançaram o OpenRAN@Brasil, dentro do Programa Prioritário em Informática (PPI) de Internet Avançada, que visa apoiar o desenvolvimento do 5G de forma segura e acelerar o avanço do ecossistema de redes abertas no país.

Para elaborar o programa, a RNP e o CPQD montaram uma equipe multidisciplinar que vai planejar, desenvolver, integrar e implementar o testbed do OpenRAN@Brasil. O testbed é uma plataforma de experimentação física ou virtual que permite ao pesquisador realizar experimentos em um ambiente seguro e observar os resultados de forma consistente e replicável. O objetivo é que todo o conhecimento adquirido seja compartilhado com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo OpenRAN@Brasil.

Em março deste ano, a RNP lançou a primeira chamada pública do programa destinada ao setor acadêmico para que sejam formados grupos de trabalho que vão cooperar no desenvolvimento do testbed do OpenRAN@Brasil. O objetivo é avançar no desenvolvimento e na adição de funcionalidades e tecnologias do ambiente de testes.

Iara Machado avalia que o programa trará uma contribuição fundamental para pesquisas mais aprofundadas sobre a tecnologia 5G no Brasil, que tem o potencial de solucionar problemas em diferentes setores, como agronegócio, telemedicina, educação, entre outros. “Ainda é um grande desafio explorar todo o potencial do 5G, sem se limitar apenas à questão da conectividade”, analisa Iara.

Outros temas de destaque no WRNP

Além do destaque para o Open RAN e para o programa OpenRAN@Brasil, o WRNP 2023 discutirá, ainda, temas como Inteligência Artificial, preparo de máquinas para interpretar dados, Web 3.0, Machine Learning e muitos outros.

Realizado desde 1999, o WRNP é um evento anual que dá aos participantes a oportunidade de conhecer os principais avanços tecnológicos em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e também os tópicos mais relevantes em discussão na área.

Como já é tradição, o workshop acontece em conjunto com o Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), realizado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores (Larc).

Quem não puder participar presencialmente do WRNP deste ano no hotel Royal Tulip em Brasília, terá a possibilidade de acompanhar gratuitamente a transmissão ao vivo da programação principal do evento. Veja aqui mais informações sobre como se inscrever.