Participe da consulta para mapear o uso de dados abertos para pesquisa

- 16/03/2018

No dia 13/3, a RNP lançou uma consulta à comunidade acadêmica para mapear o uso de dados abertos para pesquisa. A iniciativa é uma das entregas do Grupo de Trabalho em Rede de  Dados de Pesquisa Brasileira (GT-RDP Brasil), coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O projeto é financiado pela RNP, com a parceria do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

O objetivo é, em um primeiro momento, identificar práticas de acesso aberto a dados de pesquisa (AADP) em instituições brasileiras, como o uso de repositórios institucionais, por exemplo. A análise das respostas recebidas servirá para mapear os potenciais usuários nacionais e levantar os requisitos para o desenvolvimento de uma solução tecnológica que facilite o compartilhamento de dados científicos.

Acesse o questionário e participe da pesquisa

O resultado da pesquisa será apresentado no evento Latin America and the Caribbean Scientific Data Management Workshop, que ocorrerá no auditório da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro, nos dias 17 e 18/4/2018. O workshop é promovido pela World Data System (WDS) e discute melhores práticas para gestão de repositórios de dados e oportunidades para colaboração entre pesquisadores, além de tendências e perspectivas para sistemas que atendam às demandas para gestão de dados científicos. As inscrições para o evento vão até o próximo dia 1/4.

Para mais informações, acesse o site dadosdepesquisa.rnp.br. Os interessados podem assinar a newsletter disponível, para serem notificados sobre a publicação dos resultados do questionário, além de futuras ações destinadas a criar uma comunidade de prática sobre acesso aberto a dados de pesquisa.

Leia mais:

RNP divulga proposta selecionada pela chamada de dados abertos para pesquisa

RNP e Ibict lançam chamada para promover o acesso aberto a dados de pesquisa