O Programa OpenRAN@Brasil marca presença na Futurecom 2025, maior evento de conectividade da América Latina, com um estande dedicado à demonstração prática do potencial das redes abertas e desagregadas. O evento acontecerá entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, no São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes km 1,5 – São Paulo).
No estande, será apresentada a criação de uma rede 5G Open RAN construída a partir de equipamentos abertos, incluindo o servidor ELL XR560, a unidade de rádio 5G Foxconn RPQN 7801E e o CPE Intelbras GX3000. A iniciativa mostra como a arquitetura Open RAN pode impulsionar a inovação e ampliar a competitividade no ecossistema de telecomunicações brasileiro.
Além da demonstração técnica, o estande contará com a participação de duas startups selecionadas na chamada de Grupos de Trabalho (GTs) do OpenRAN@Brasil, realizada em 2024. São elas: Anlix (especializada em automação e gerenciamento inteligente de redes Wi-Fi), RingZero (voltada para soluções avançadas de cibersegurança aplicadas a redes e telecomunicações).