OpenRAN@Brasil abre chamada para startups com foco em 5G e redes abertas

OpenRAN@Brasil está convocando startups que desenvolvem aplicações 5G para colaborar com o programa, que visa acelerar a produção de tecnologias de telecomunicações no país em redes abertas. As selecionadas receberão até R$ 100 mil e terão acesso à plataforma de testes baseada em Open RAN (Rede de Acesso de Rádio Aberto) para validar soluções. Essa é a primeira vez que as instituições executoras da fase 1 do programa, a RNP e o CPQD, realizam uma chamada pública para startups.  O edital será disponibilizado no dia 15/12. Acesse o edital

“O objetivo desta chamada é disponibilizar uma infraestrutura de pesquisa em 5G e Open RAN para que startups que estejam desenvolvendo seus produtos nessa temática possam validar e testar todas as suas hipóteses. E inclusive poder demonstrar seus produtos aos clientes. O que estamos oferecendo é um grande laboratório num ambiente real e com infraestrutura apropriada para testar as ideias das startups de como criar novos negócios. Já para o programa, o benefício é poder trazer as aplicações que vão fazer uso de infraestrutura de Open RAN 5G”, afirma a diretora de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP, Iara Machado.  

Na prática, o programa, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, envolve pesquisa e desenvolvimento de uma rede Open RAN 5G, incluindo o controle inteligente de redes de acesso e suas aplicações.  

As inscrições são gratuitas e vão de 15 de dezembro de 2023 a 15 de fevereiro de 2024. As startups interessadas em participar do processo seletivo, deverão realizar a sua aplicação no Sistema JEMS através desse link

As startups selecionadas serão contratadas por cinco meses. Nesse período, elas poderão conduzir testes vinculados a propostas de uso da tecnologia 5G dentro do ambiente do programa, além de terem acesso a cursos de capacitação, ferramentas de experimentação – como celulares 5G e óculos de realidade aumentada, entre outros – e acompanhamento de equipes da RNP e CPQD. Em contrapartida, devem fornecer feedbacks para melhoria e evolução da plataforma –o que acaba por beneficiar também a evolução do projeto OpenRAN@Brasil. 

Inicialmente, serão disponibilizados dois espaços de experimentação: um localizado na RNP, no Rio de Janeiro, e outro no CPQD, em Campinas. 

As empresas interessadas em participar devem indicar sua vertente de atuação com uso de 5G, que pode ser em educação, telecomunicações, saúde, entretenimento, agricultura, entre outras áreas. O processo seletivo ocorrerá em duas etapas. Na primeira, será avaliado se a participante atende aos requisitos exigidos elencados no edital – como ser sediada no Brasil, ter situação fiscal regular, entre outros pontos – e a proposta submetida. Já a segunda etapa prevê entrevista com os responsáveis pela proposta e pela startup. 

Um webinar ao vivo para tirar dúvidas sobre o processo de seleção e a iniciativa está agendado para 22 de janeiro e pode ser acessado link.  

Acesse os documentos relacionados a essa chamada:

Modelo de Referência de Proposta para startups 

Lista de Terminais de Experimentação