Observatório Nacional de Blockchain apresenta projeto no Blockchain.RIO 2025

agosto 7, 2025
Home 9 Noticias 9 Observatório Nacional de Blockchain apresenta projeto no Blockchain.RIO 2025

Observatório Nacional de Blockchain marcou presença nesta quinta, dia 7, no Blockchain.RIO 2025, um dos principais eventos de tecnologia e inovação do país, com o objetivo de apresentar a plataforma e ampliar o diálogo com a comunidade interessada no tema no Brasil. A iniciativa despertou o interesse de pesquisadores, empreendedores, gestores públicos e estudantes que participaram das discussões ao longo do evento.

A apresentação foi conduzida pela coordenadora de disseminação científica da RNP, Larriza Thurler, que destacou os principais objetivos do Observatório e suas frentes de atuação: produção e disseminação de conhecimento, mapeamento de casos de uso e iniciativas, e identificação de oportunidades.

“Estar no Blockchain.RIO é estratégico para consolidar o papel do Observatório como um espaço público e confiável de conhecimento sobre blockchain. É importante, para nós, fortalecer esse ecossistema, e isso exige uma aproximação e diálogo contínuo com especialistas, setor público e iniciativa privada”, afirma Larriza.

O Observatório é uma das ações do Projeto Iliada, desenvolvido pela RNP em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD), com coordenação da Softex e financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O projeto busca fomentar um ecossistema nacional de blockchain com foco em infraestrutura, governança, aplicações e disseminação do conhecimento.

Além da equipe do Observatório, outros integrantes do Projeto Ilíada participaram de painéis no evento, contribuindo com reflexões sobre as aplicações práticas e os desafios da tecnologia no Brasil.

Representando o CPQD, Ismael Ávila e Andreza Lona discutiram os avanços na área de Identidade Digital Descentralizada (IDD), com foco no controle de dados pelo próprio cidadão, em conformidade com os princípios da LGPD e visando ao fortalecimento da confiança nas aplicações digitais.

Já o professor Diogo Menezes Mattos, da Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenador do GT-PIDDF, apresentou os benefícios do uso de blockchain no sistema de ensino, como segurança, transparência, registro imutável de diplomas e certificados, redução de custos administrativos e facilitação da mobilidade acadêmica entre instituições.

Além de sua participação no evento, o Observatório também avança na construção colaborativa do ecossistema com o lançamento da nova Comunidade de Especialistas em Blockchain. O grupo é aberto a profissionais de diversas áreas, como pesquisadores, desenvolvedores, servidores públicos, empreendedores e estudantes de pós-graduação, e tem como objetivo promover trocas técnicas, apresentações de projetos e debates sobre temas estratégicos.

As atividades da comunidade terão início com um ciclo de seminários quinzenais, que começará com a apresentação do GT-BBPQ: Benchmark de Blockchain Pós-Quântica, coordenado pelo professor Alexandre Augusto Giron (UTFPR), no âmbito do Projeto Ilíada. O grupo estuda a avaliação de infraestruturas de blockchain pós-quântica com foco em assinaturas de tamanho reduzido.

Data: 26 de agosto

Horário: 16h às 17h

Inscrições pelo link