Novas parcerias entre Renata e RNP

Categoria
- 12/12/2014

Na última sexta-feira, dia 12/12, o diretor executivo da Rede Nacional Acadêmica de Tecnologia Avançada (Renata) da Colômbia, Lucas Giraldo, esteve no Rio de Janeiro para encontro com o diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Nelson Simões, e o coordenador nacional da Escola Superior de Redes (ESR), Luiz Coelho. Em reunião durante todo o dia, os executivos acertaram os últimos detalhes para a implantação da Escola Superior de Redes da Colômbia, que seguirá os moldes da unidade brasileira e será inaugurada no dia 13 de fevereiro de 2015.

Com um foco prático, a Escola Superior de Redes, coordenada pela RNP no Brasil, oferece um modelo de capacitação alinhado às demandas do mercado de trabalho. Os cursos, divididos em básicos, intermediários e avançados, têm carga horária integral, com duração de dois a cinco dias, e abordam assuntos referentes às áreas de Administração e Projeto de Redes, Governança de TI, Segurança, Mídias de Suporte à Colaboração Digital e Administração de Sistemas. As aulas são práticas e apresentam simulações de situações vivenciadas por profissionais das diversas áreas de TI. A ESR também oferece um ambiente virtual de aprendizagem com material complementar, que permite ao aluno ter acesso aos conteúdos em sua versão mais atualizada.

Na Colômbia, as aulas de capacitação terão como mote principal a área de Governança em TI e serão oferecidos cursos de especialização em Governo e Gestão e em Governo e Segurança. Os cursos serão ministrados pela Universidade Nacional da Colômbia, de fevereiro a junho, e destinados a gerentes e diretores de TI e de sistemas de informática, além de profissionais que estejam envolvidos com a área tais como auditores, consultores e especialistas em suporte de TI.

Durante a reunião, os executivos da RENATA e da RNP também trataram de iniciar o processo para tradução dos cursos de segurança de redes e mencionaram a possibilidade de expandir o modelo da ESR da Colômbia e Brasil para outros países da América Latina.

Sobre a ESR

A Escola Superior de Redes integra a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização pioneira no uso inovador de redes avançadas no Brasil. A expansão da rede acadêmica nacional operada por essa organização criou a necessidade de capacitação das equipes de TI das instituições usuárias da rede, o que permitiu a criação da Escola Superior de Redes, em 2005. Desde então, esta já capacitou mais de sete mil alunos nas suas sete unidades. Em 2015, será inaugurada a oitava unidade, em Manaus (AM).

Sobre a RENATA

Considerada a maior rede nacional de pesquisa e educação na Colômbia, a RENATA conecta, articula e integra os atores do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) entre si e com o mundo, através do fornecimento de serviços, ferramentas e infraestrutura tecnológica para contribuir para a melhoria do nível de produtividade, eficiência e competitividade da produção científica e acadêmica do país.