MCTI e RNP promovem oficina para desenvolver indicadores da Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa

- 18/11/2022

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio da Secretaria de Pesquisa e Formação Científica (SEPEF), e a RNP promovem na próxima semana, nos dias 21 e 22 de novembro, uma oficina com o objetivo de levantar dados para desenvolver colaborativamente indicadores de valor para Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE MCTI).

O workshop corresponde a duas sessões de trabalho colaborativas, nas quais será construído, a partir das diretrizes estratégicas da plataforma, os objetivos operacionais (O) e os resultados-chave (KRs). O KRs, na sigla em inglês, é uma metodologia de gestão. Esses dados possibilitarão a construção e o acompanhamento de ações para alcançar os objetivos.

A oficina tem como o público-alvo os usuários da ferramenta e será realizada on line.  De acordo com a programação, haverá momentos de trabalho individual e coletivo, com uso da ferramenta colaborativa Miro. Organizadores recomendam aos interessados que se familiarizem previamente com a ferramenta por meio de tutorial disponível neste link.

A PNIPE MCTI busca dar visibilidade à infraestrutura brasileira, fomentar seu potencial de inovação e otimizar recursos. O objetivo da plataforma é reunir informações sobre a infraestrutura de pesquisa nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) no País, possibilitando o acesso da comunidade científica/tecnológica e de empresas e promovendo seu uso compartilhado.  Atualmente, a PNIPE dispõe a mais de 300 instituições, 3 mil laboratórios e 16 mil equipamentos cadastrados.

São exemplos de infraestruturas de pesquisa grandes instalações de pesquisa, laboratórios, plantas piloto, biotérios, salas limpas, redes de informática de alto desempenho, bases de dados, coleções, observatórios, telescópios, navios de pesquisa, reservas e estações experimentais, entre outras.

Por meio da base digital de dados, é possível saber, com rapidez, quantos, onde estão localizados, a disponibilidade de uso de equipamentos e laboratórios e fazer contato com o responsável.  A plataforma também oferece a funcionalidade ‘Compartilhamento’, que prevê a utilização dos laboratórios por múltiplos usuários. Os desenvolvedores acreditam que ferramenta possa estimular uma nova cultura de utilização de laboratórios entre os cientistas brasileiros, assim como já ocorre em universidades norte-americanas e europeias.

Serviço:

Workshop PNIPE

Data: 21 e 22 de novembro

Horário: entre 14h e 18h

Interessados em participar da oficina devem enviar e-mail: pnipe@mcti.gov.br