Internet Brasil entrega mais de seis mil chips para estudantes do Maranhão
Previsão é que mais de 50 mil alunos sejam beneficiados pelo Programa no estado até o final de 2024
A RNP distribuiu, na última segunda-feira (12/8), 6.207 chips de internet com pacote de 20 GB mensal para alunos da rede pública de ensino do Maranhão. O estado foi recentemente incluído no Programa Internet Brasil.
A cerimônia de entrega aconteceu no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, com a presença de estudantes de 28 escolas maranhenses, do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, do governador do estado, Carlos Brandão, e do secretário de educação do estado, Felipe Costa.
“Nos tempos de hoje, não existe inclusão social sem inclusão digital. É por isso que esse incentivo é fundamental para os alunos que não têm acesso à internet de forma tão fácil”, afirmou o ministro Juscelino Filho.
Em ato simbólico, as autoridades entregaram chips a três alunas, representando os mais de 50 mil estudantes maranhenses que serão beneficiados até o fim do ano com a internet de alta velocidade em seus celulares.
“É uma data histórica para os alunos do estado do Maranhão. Nessa linha de investimento na área da tecnologia, ciência e comunicação vamos avançar cada vez mais. Nossos resultados têm melhorado com esses investimentos em acesso à internet. É a chance de os alunos pesquisarem e melhorarem seus conhecimentos”, afirmou o governador do Maranhão, Carlos Brandão.
Internet gratuita cria novas expectativas para o futuro dos alunos e seus familiares
O Programa Internet Brasil é uma iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) com apoio do Ministério da Educação (MEC) e execução da RNP. A previsão é de que aproximadamente 150 mil alunos de todo o Brasil, inscritos no CadÚnico (cadastro para programas sociais do governo federal), recebam seus chips de internet até dezembro de 2024.
“Estou muito feliz porque muitos queriam essa mesma oportunidade de ter acesso gratuito à internet. É gratificante representar a minha escola e outros tantos alunos”, disse Emilly Ribeiro, estudante do 2º ano do Ensino Médio no IEMA (Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão) São Luís Rio Anil.
Aos 16 anos, ela vai conseguir estudar e pesquisar mais com os novos chips, porque diz que nem todos os meses é possível pagar a internet. Na escola, Emilly costumava usar internet compartilhada com os amigos para fazer trabalhos. “Era difícil porque não dava para todo mundo e a internet era devagar.”
Acompanhando a entrega dos chips junto com sua filha Andressa, Auriceia Pereira se emocionou durante a solenidade. De acordo com ela, o alívio financeiro com o acesso à internet será grande. “Nem todos os meses dá pra pagar, então é uma coisa muito boa para ela e para a nossa família”, disse Auriceia, com a voz embargada ao lado da filha, de 17 anos, que está no terceiro ano do ensino médio.
“Luto muito para ter uma internet boa. Nem sempre tenho, mas vou aonde tem. Meu sonho é passar no curso de Ciências Biológicas e essa internet boa todos os meses vai me ajudar muito, com certeza, a estudar e me comunicar com os colegas”, afirmou a estudante.
Além de alunos e autoridades, os professores e gestores escolares também marcaram presença no evento. Luis Paulo de Arruda, gestor escolar do IEMA Tamancão, diz que a entrega dos chips é um divisor de águas para as escolas públicas do Maranhão. “Nossa escola fica na periferia de São Luís e parte desses alunos não têm acesso à internet. Isso dificulta muito, principalmente em atividades remotas, reduzindo bastante a chance de aprendizado. Agora, eles estarão em outro patamar.”