Internet Brasil chega para mais de seis mil alunos do Nordeste

- 12/12/2022

O Ministério das Comunicações (MCom) concluiu a distribuição de chips do Programa Internet Brasil, executado pela RNP, para 15 escolas da rede pública de ensino básico nas cidades de Mossoró (RN), Caicó (RN), Caruaru (PE), Petrolina (PE), Juazeiro (BA) e Campina Grande (PB). Com o equipamento, 6.250 alunos a partir do 3° ano terão 20 gigabytes (Gb) mensais para acessar a internet por banda larga móvel.

Os estudantes dos seis municípios nordestinos fazem parte dos 10 mil contemplados na primeira fase da Prova de Conceito (PoC) – o projeto-piloto do programa. A ação beneficia também as famílias dos alunos, já que a tecnologia pode ser utilizada dentro e fora das unidades escolares.

Os chips permitem a ativação ou desativação remota pela RNP, viabilizando a mudança de operadora em caso de necessidade. A privacidade on-line também está garantida, pois a operação cumpre com todos os requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e não é realizado acompanhamento individual da navegação dos usuários.

Evento no Palácio do Planalto

Na tarde do dia 7/12, o MCom realizou a cerimônia  "5G Brasil - o legado de um país conectado", no Palácio do Planalto, que homenageou os principais atores que contribuíram para os avanços da tecnologia móvel no país. O evento também marcou a entrega dos chips do Internet Brasil e a RNP esteve presente representada pela equipe do gerente de Soluções, Hélder Vitorino, responsável por tocar o programa pelo lado da organização.

Espaço de Aprendizagem

O programa Internet Brasil foi instituído pela Lei 14.351/22 e tem por objetivo enriquecer o processo de aprendizagem para além dos muros da escola. O uso pedagógico é um dos principais objetivos do programa, mas não o único.

A distribuição de chips gratuitos pretende também democratizar o acesso à internet, uma vez que as famílias desses alunos também vão usufruir da conexão. Poderão se comunicar de maneira mais efetiva com a escola e os professores de seus filhos, além de ter acesso direto à informação.

* Com informações da ASCOM do Ministério das Comunicações (MCom)