Instituto Federal do Maranhão (IFMA) inaugura cineteatro

- 07/03/2024

No dia 1º/3, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) inaugurou o Cineteatro Raimunda de Carvalho Sousa no campus Timon em um evento que contou com palestra e rodas de conversa sobre a exibição e da distribuição do audiovisual, com temáticas em torno da fotografia, narrativas e fundamentos do cinema e do teatro. O IFMA é uma organização usuária do Sistema RNP.  

Segundo o diretor-geral do campus Timon-MA do Instituto, Rommel de Sousa Neves, o projeto é piloto no Brasil e a intenção do MEC é expandir para outras unidades da rede federal. “O antigo auditório estava fechado desde 2018, devido a problemas estruturais. A ideia de transformar em um cineteatro foi a possibilidade de dar condições aos mais carentes de ter acesso a programações culturais sem custo, pois a maioria da população do Maranhão é de baixa renda e não consegue frequentar espaços como cinema e nem teatro”, disse o diretor durante o evento de inauguração.  

“O Instituto Federal do Maranhão está saindo na frente com essa iniciativa, que é muito importante se a gente considerar que o parque brasileiro exibidor é muito pequeno. Sem dúvidas, é uma iniciativa que pode contribuir para a ampliação do acesso à produção audiovisual brasileira, mas sobretudo maranhense, para que mais pessoas conheçam essa produção e possa contribuir também para a formação de público. É algo muito positivo e o Brasil está precisando”, destacou o gerente de relacionamento da RNP, Álvaro Malaguti.  

Representante do Conif no Conecta Rede quer levar cinemas para toda rede federal de educação profissional e tecnológica 

Durante o evento de inauguração do cineteatro no IFMA, o reitor do Instituto Federal do Maranhão e representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) no Conecta Rede, Carlos César Ferreira, assumiu o compromisso de “levantar esta bandeira para que possamos trazer recursos tanto da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) quanto da RNP para impulsionar cineteatros como este que estamos inaugurando, em todo território nacional”.  

“Eu não poderei estar na próxima reunião do Conif, em Brasília, mas gostaria que vocês fossem vozes. Vozes do que vocês estão vendo aqui, em Timon, aos nossos pares, colegas, reitores, da importância de nós implementarmos elementos como estes em nossas políticas, dentro da nossa rede federal que é interiorizada, que é capilarizada, mas que precisa ter este olhar diverso. Sobretudo para as questões relacionadas a arte”, disse o reitor.  

Assista aqui a inauguração do Cineteatro Raimunda de Carvalho Sousa (Profa. Mundoca).  

Cineteatro do IFMA

Com informações da assessoria de comunicação do IFMA 

Imagens: Divulgação/Assessoria IFMA