Falecimento de Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte

- 08/09/2021

A RNP lamenta profundamente o falecimento do professor titular e pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte, no dia 4/9. Ele era um dos mais atuantes pesquisadores da comunidade de redes e sistemas distribuídos.

Sócio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), participou ativamente nos eventos anuais do Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores (SBRC), realizados em conjunto com o Workshop da RNP (WRNP) desde 2003.

O professor Otto fez parte do Conselho de Administração da RNP entre 2003 e 2004, como representante da SBC. Nesse período, ajudou a RNP trazendo sua experiência de professor e pesquisador. Além disso, ele coordenou o projeto Redes Virtuais na Internet do Futuro (Revir), gerenciado pelo CTIC/RNP, e foi líder do Grupo de Teleinformática e Automação (GTA) da Coppe/UFRJ, que teve pesquisadores a frente de coordenações acadêmicas de diferentes Grupos de Trabalho da RNP. Otto também contribuiu diretamente com a formação acadêmica de profissionais da organização.

À família e aos amigos de Otto Duarte, nossos sentimentos.

Vida acadêmica do professor Otto Carlos Duarte

Otto era graduado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ e tinha mestrado em Engenharia Elétrica pela Coppe/UFRJ e doutorado em Teleinformática na Ecole Nationale Supérieure des Télécommunications (ENST), em Paris, França. Tornou-se Professor Titular da UFRJ em 2003. Ele era reconhecido como bolsista de produtividade nível 1A do CNPq e como Cientista do Nosso Estado do Rio de Janeiro. Orientou 17 teses de doutorado, 55 dissertações de mestrado e mais de 180 trabalhos de iniciação científica. Ele teve mais de 350 artigos publicados em revistas e congressos com revisão.