Encontro na Anatel apresenta novas funcionalidades e experiências interativas da TV 3.0 

outubro 28, 2025
Home 9 Noticias 9 Encontro na Anatel apresenta novas funcionalidades e experiências interativas da TV 3.0 

Representantes do governo, da academia e da RNP debateram avanços tecnológicos e fortalecimento da comunicação pública no país 

O papel da RNP na conectividade e oferta de serviços para as TVs Universitárias e públicas esteve entre os assuntos abordados em encontro realizado no dia 20 de outubro na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Na ocasião, o gerente de soluções da RNP, Adriano Adoryan, participou do encontro de apresentação das funcionalidades da TV 3.0 aos servidores da instituição. 

O evento foi conduzido pelo conselheiro da Anatel, Octavio Pieranti, e teve a presença do Secretário de Radiodifusão, Wilson Diniz Wellisch, além do professor Marcelo Moreno, pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em sua fala, Adriano destacou o processo de desenvolvimento do projeto da TV 3.0, que teve que levar em consideração os hábitos de consumo, a diversidade de serviços de TV e as possibilidades de experiências personalizadas no país. 
 
“A realidade do Brasil é muito diferente da realidade da TV aberta no restante do mundo. Por isso, não fizemos uma discussão só de engenheiros, dentre os mais de 100 pesquisadores, havia também os de comunicação em todo o processo”, explicou Adriano. 

Durante a apresentação, os participantes puderam ver demonstrações das novidades tecnológicas da TV 3.0, debater as possíveis estratégias de implantação e a importância em continuar o financiamento da pesquisa acadêmica em torno do tema. Os servidores puderam conhecer também um pouco mais sobre a Plataforma Comum de Comunicação Pública e Governo Digital, que irá integrar na TV 3.0 conteúdo de comunicação pública e informações governamentais. 

“Os canais públicos serão protagonistas na TV aberta brasileira. Não farão papel de coadjuvantes”, disse o secretário Wilson Diniz durante o evento. 

O secretário reforçou ainda que as primeiras transmissões da TV 3.0 devem ocorrer até a Copa do Mundo de 2026, começando pelas grandes capitais. Com isso, a deliberação é que a nova tecnologia esteja em evidência nos displays dos aparelhos, para que o acesso à TV aberta ocorra de forma simples, e o botão de DTV+ (sigla da TV 3.0) esteja disponível no controle remoto dos televisores. 

Anatel apoia avanço da consolidação da TV 3.0 no Brasil 

A Anatel teve participação decisiva para viabilizar a faixa de 300 MHz para prestação do serviço de TV 3.0 – além das demais faixas já atribuídas à radiodifusão de sons e imagens. Além disso, desde o início, representada pelo conselheiro Octavio Pieranti, esteve presente nas discussões que resultaram no decreto nº 12.595/25, que regulamenta a TV 3.0.