Dez desafios de TI para 2020

- 12/11/2019

A transformação digital está mudando a forma como nos relacionamos, nos divertimos, trabalhamos e buscamos conhecimento. E nós, organizações com o foco em ensino, pesquisa e inovação, também fazemos parte desse processo e precisamos nos reinventar.

Para acompanhar essa evolução, a Educause, ONG norte-americana cuja missão é promover a evolução do ensino superior por meio do uso das tecnologias da informação, realiza, desde 2000 (veja a linha do tempo da evolução dos desafios), uma pesquisa para identificar os dez principais desafios de TI das instituições de ensino, destacando o que é importante e onde focar.

Os 10 principais desafios de TI para 2020: simplificar, sustentar, inovar

1 - Estratégia de segurança da informação: desenvolver uma estratégia de segurança baseada em risco que detecte, responda e evite efetivamente ameaças e desafios à segurança.

- Privacidade: garantir os direitos de privacidade dos componentes institucionais, mantendo a responsabilidade pela proteção de todos os tipos de dados restritos.

3 - Financiamento sustentável: desenvolver modelos de financiamento que possam manter a qualidade e acomodar novas necessidades e o crescente uso de serviços de TI em uma era de intensas restrições orçamentárias.

4 - Integrações digitais: garantir a interoperabilidade, escalabilidade e extensibilidade do sistema, bem como integridade, segurança, padrões e governança de dados, em vários aplicativos e plataformas.

5 - Retenção dos alunos e conclusão dos cursos: desenvolver recursos e sistemas para incorporar inteligência artificial nos serviços dos alunos para fornecer suporte personalizado e oportuno.

6 - Ensino Superior centrado no aluno: criar um ecossistema de serviços para apoiar todo o ciclo de vida do aluno, desde a prospecção até a matrícula, aprendizado, colocação de emprego, envolvimento de ex-alunos e educação continuada.

7 - Aprimoramento da matrícula: usar tecnologia, dados e análises para desenvolver uma estratégia de matrícula inclusiva e financeiramente sustentável para atender a mais e novos alunos, personalizando as experiências de seleção, inscrição e aprendizagem.

8 - Viabilidade do Ensino Superior: alinhar as prioridades e os recursos das organizações de TI às prioridades e recursos institucionais para alcançar um futuro sustentável

9 - Simplificação administrativa: promover a melhoria de processo e reengenharia de sistema para reduzir esforços redundantes ou desnecessários e melhorar as experiências do usuário final.

10 - Líder de TI integrador: reposicionar ou reforçar o papel do líder de TI como parceiro estratégico essencial da liderança institucional no apoio a missões institucionais.

As dez questões levantadas serão aprofundadas e destrinchadas na edição de janeiro de 2020 da revista da Educause.

Olhar brasileiro

Nesta edição de lançamento da newsletter Perspectiva, trouxemos os desafios para a realidade das instituições de ensino e pesquisa do Brasil. Entrevistamos o gestor de TI da Unirio, Paulo Santos, que nos deu um panorama sobre as principais barreiras e as tendências de inovação nas universidades brasileiras.

Assista à entrevista!

E na sua instituição?

Quais desses desafios mapeados pela Educause têm a ver com os que serão enfrentados pela sua instituição e 2020? E o que fazer para superá-los?

Conte para nós!

Falando em tendências...

A consultoria Gartner já listou as dez principais tendências estratégicas de tecnologia para 2020.

Confira quais são por aqui!

© 2019 - RNP Todos os direitos reservados.   |  Conheça nossa Política de Privacidade