Keynote do evento, consultor criou a marca da Claro e estuda novas gerações
O choque de diferentes gerações em ambientes de colaboração, seja nas empresas ou nas universidades, é um dos fatores que podem colocar a inovação em segundo plano. A avaliação é do consultor Dado Schneider, um dos principais keynotes do Fórum RNP 2025, que acontece de 15 a 18 de setembro, em Brasília, com transmissão online. Em um mundo marcado pelo alto consumo e uso de novas tecnologias, compreender e promover o diálogo entre jovens e veteranos, dentro das organizações, se torna uma demanda estratégica.
Doutor em comunicação pela PUC-RS e conhecido por sua abordagem provocadora e bem-humorada, Schneider vai explorar como o choque de gerações impacta a gestão de pessoas e de projetos de inovação em instituições de ensino, pesquisa e tecnologia. Sua proposta é indicar caminhos para que diferentes gerações se escutem, convivam e colaborem. “Estamos vivendo um momento em que mudanças profundas ocorrem em ritmo acelerado. Isso exige mais flexibilidade, empatia e disposição para aprender com quem pensa diferente”, afirma.
O desafio de lidar com diferentes gerações dentro das organizações não é apenas uma percepção de Schneider. De acordo com o Relatório de Tendências de Gestão de Pessoas 2025, da consultoria Great Place to Work (GPTW), 55% das empresas ouvidas relataram dificuldades para atender às expectativas das diferentes gerações no ambiente de trabalho.
A Geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) aparece como a mais desafiadora para a gestão de pessoas, segundo 76% das empresas participantes. Essa percepção dialoga diretamente com a visão de Schneider, que tem se dedicado a entender e explicar o comportamento dessa geração. Para ele, os jovens “não são piores nem melhores — apenas nasceram em outro tempo, com outras referências, e cobram mais coerência das lideranças”.
Sobre sua primeira participação no Fórum RNP, Schneider revela animação com o convite: “Fiquei muito feliz por falar com uma organização que representa a inovação no Brasil desde quando trouxe a internet ao país há décadas. Vai ser uma honra provocar esse debate com um público tão qualificado”.
Além da carreira de consultor e palestrante, Schneider tem sólida trajetória nas áreas de comunicação, publicidade e marketing. Um de seus feitos mais conhecidos é a criação da marca da Claro, quando a empresa ainda era uma operadora regional no Rio Grande do Sul. Seu trabalho de posicionamento ajudou na consolidação da empresa como uma das principais companhias de telecomunicação do país.
Fórum RNP está com inscrições abertas
O Fórum RNP é o principal evento da RNP, organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Anualmente, a iniciativa reúne especialistas em redes de internet, telecomunicações, inovação digital, ciência de dados, educação conectada e políticas públicas na área de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Em 2025, a programação inclui debates sobre segurança cibernética, inteligência artificial, infraestrutura digital e tendências em colaboração científica.
Com formato híbrido, o Fórum terá atividades presenciais em Brasília e transmissão online e gratuita. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas neste link.