Cinemas em Redes exibe curtas produzidos por alunos de universidades federais

Categoria
- 14/11/2018

Neste mês de novembro, o Cinemas em Rede traz às telas diversos curtas produzidos por alunos e ex-alunos de universidades envolvidas no projeto. As produções contemplam quatro gêneros: a ficção em ‘Convite Vermelho’; a animação ‘Só Sei que Foi Assim’; o documentário ‘PSIU! Isso Aqui Tem Graça’; e o reflexivo ‘Recluso’. A exibição acontece no dia 22 de novembro (quinta-feira), a partir das 19h, e contará com transmissão simultânea para as salas de cinema de seis universidades públicas. A entrada é gratuita.

Dirigido por João Victor Almeida, o curta Convite Vermelho traz uma visão intimista sobre a vida de Cristina. Em meio aos afazeres domésticos, a personagem vê seu destino mudado após a chegada de uma convocação. A produção é fruto do trabalho desenvolvido na Universidade Federal Fluminense (UFF) e ainda conta com a participação da drag queen Aretha Sadick.

Com uma dose de existencialismo, a animação Só Sei que Foi Assim, de Giovanna Muzel, explora ambientes e estimula a imaginação do telespectador. Ao envolver na narrativa elementos diversos, a obra nos convida a refletir sobre questionamentos e a enfrentar os nossos próprios medos por meio de um enredo poético e imagens coloridas.

Abordando uma temática extremamente atual, o filme PSIU! Isso Aqui Tem Graça (2015), de Thaís Alessandra do Coletivo Cirandar, traz uma ótica sobre o feminismo através do humor. Por meio de entrevistas com algumas integrantes do Coletivo Calcinha de Palhaça, de Belo Horizonte, o curta desenvolvido na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) traz o rompimento dos padrões estéticos proposto pelas mulheres palhaças.

Recluso (2017) é um curta-metragem dirigido por Laura Souza e Max Assis Souza, que traz reflexões profundas sobre a solidão. Um homem que está sozinho na sala de sua casa passa por momentos de reclusão até conseguir romper a depressão de seu lar e enfrentar o mundo externo. O filme foi desenvolvido na Universidade Federal São Carlos (UFSCar).

Após as sessões, a diretora do curta 'Psiu! Isso Aqui tem Graça', Thaís Alessandra, estará presente na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e os diretores de 'Recluso', Max Assis e Laura Souza, estarão presentes na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) para participar de um debate que será transmitido em tempo real para as demais instituições participantes desta edição do Cinema em rede, que são: Sala Redenção (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Cine UFG (Universidade Federal Goiás), Cine Arte UFF (Universidade Federal Fluminense), Cine Metrópolis (Universidade Federal do Espirito Santo).

O evento é mais uma edição do Cinemas em Rede, iniciativa que conecta cinemas e exibidores das instituições federais de educação, ciência e cultura à RNP, criando um circuito nacional para a produção audiovisual brasileira. Ainda em 2018 será lançada uma chamada de qualificação para levantamento da situação dos exibidores nas universidades e institutos federais, e subsidiar a expansão da rede pelo Brasil.

Saiba mais sobre o projeto: http://www.cinemasemrede.rnp.br