Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abriu, em 15 de outubro, a Tomada de Subsídios para avaliar a conectividade em universidades públicas (federais, estaduais e municipais) e institutos federais.
A iniciativa tem como objetivo mapear carências e lacunas de infraestrutura de transporte e acesso à internet nessas instituições, identificando unidades que não possuem conectividade adequada ou que enfrentam dificuldades relacionadas à qualidade da conexão.
Por meio do sistema Participa Anatel, as instituições de ensino superior e entidades representativas poderão contribuir com informações sobre a localização das unidades, a natureza das instalações (como campi, hospitais universitários, laboratórios, entre outros), o número de edificações que necessitam de melhorias, a cobertura de rede móvel e o espaço físico disponível para a instalação de estações rádio base. Também poderão ser informados problemas enfrentados e parâmetros técnicos esperados para a conexão.
A Tomada de Subsídios, que se estenderá até o dia 10 de novembro, busca reunir dados para subsidiar o diagnóstico e o planejamento de políticas públicas voltadas à ampliação da conectividade em instituições de ensino superior. A ação visa promover a inclusão digital e melhorar as condições de acesso à internet, elemento essencial para o desenvolvimento acadêmico, científico e educacional no Brasil.
Os resultados obtidos poderão orientar ações futuras e projetos estratégicos para suprir as necessidades identificadas, contribuindo para a transformação digital e o avanço da educação no país. Para a RNP, “essa análise pode apoiar a orientação de recursos para melhorar a conectividade das nossas organizações usuárias”, afirma o gerente de Inovação da RNP, Rafael Valle.
O conselheiro da Anatel Octavio Pieranti destacou que, a partir do resultado da Tomada de Subsídios, a Agência poderá planejar, com órgãos parceiros, medidas concretas para apoiar as universidades públicas e os institutos federais em suas necessidades de conectividade. “Com isso, reforçamos o compromisso da Agência com o direito à educação e com o fortalecimento do ensino, da pesquisa e da extensão em nosso país”, afirmou.
De acordo com o superintendente de Planejamento e Regulamentação substituto, Felipe Lima, a Tomada de Subsídios junto à sociedade é uma etapa importante no levantamento de informações que vão auxiliar a Agência na proposição de políticas públicas para a expansão da conectividade em universidades públicas e nos institutos federais. “A iniciativa se alinha ao propósito da Agência, que é conectar o Brasil para melhorar a vida de seus cidadãos”, disse.
Contribua por meio do sistema Participa Anatel. Acesse o sistema, filtre por “Tomada de Subsídios” no topo da lista e clique no botão “contribuir” em “Tomada de Subsídios nº 9”

Fonte: site da Agência Nacional de Telecomunicações