A conectividade rural está desbloqueando um imenso potencial em diferentes setores — inclusive o da educação e pesquisa. Não à toa, é possível perceber avanços significativos em relação à acessibilidade nessas áreas.
Por exemplo, conforme a TIC Educação 2023, pesquisa divulgada em agosto de 2024, 81% das escolas em áreas rurais, hoje em dia, possuem acesso à internet.
Esse número representa um aumento de 29% em relação à edição anterior do levantamento e demonstra um avanço significativo para o desenvolvimento de nossas comunidades rurais. Afinal, essa expansão é fundamental para garantir que todos os estudantes, independentemente de onde vivem, tenham acesso a uma educação de qualidade e possam desenvolver suas habilidades para o futuro.
Então, quais são os próximos passos para garantir que todas as escolas tenham essa oportunidade? Continue lendo: vamos explorar os impactos dessa conquista e discutir o papel fundamental de ações na expansão da conectividade nas escolas rurais.
Conectividade rural para a educação: avanço significativo
Em um mundo cada vez mais globalizado, a conectividade deixa de ser um diferencial e se torna uma necessidade.
A internet é uma ferramenta para o desenvolvimento social e econômico da população e desempenha uma série de papéis fundamentais. Ela possibilita acesso amplo à informação, comunicação em tempo real e a participação em redes de discussão globais.
Esses elementos são chave para ampliar oportunidades, conectar pessoas e fortalecer a inclusão digital. Certas áreas enfrentaram desafios ao longo do tempo, como a área rural, mas isso também trouxe à tona a importância de incluí-las no progresso.
A infraestrutura, como redes de energia elétrica e telecomunicações, está sendo cada vez mais ampliada, permitindo que comunidades antes desconectadas tenham acesso à internet e a serviços digitais. Esse avanço abre novas oportunidades para que as zonas rurais participem plenamente da sociedade e impulsionem seu desenvolvimento.
A conectividade rural, especialmente no cenário educacional, tem ganhado cada vez mais destaque como um fator transformador. O acesso à internet possibilita que alunos explorem tecnologias e metodologias modernas, como a educação à distância.
Além disso, essa conectividade amplia horizontes, promovendo o contato com diferentes culturas e perspectivas, enriquecendo a visão crítica da população e abrindo caminhos para o desenvolvimento e produção de conhecimento.
Felizmente, a conectividade rural tem motivado, portanto, avanços significativos e novas soluções são desenvolvidas.
A educação rural de qualidade pode transformar a vida das pessoas — e o desenvolvimento brasileiro
Uma educação de qualidade consegue transformar a vida da população no campo. Ao proporcionar acesso à informação e ao conhecimento, ela pode:

Incrível, não é mesmo? Não é à toa que a conectividade rural foi tema do Fórum Latino-Americano para Conectividade Educacional, em outubro de 2024, momento em que o Ministério das Comunicações defendeu a importância desse tema durante evento internacional.
A expectativa é que esse se torne um tema de cada vez mais relevância, interesse e, é claro, investimento e promoção de ações importantes para a sociedade.
Quem pode contribuir para o avanço da conectividade rural?
A conectividade apresenta um fator muito emocionante: ela promove o avanço de diversas áreas da sociedade.
E não é para menos: ela permite o acesso a uma série de recursos, sejam eles educacionais ou profissionalizantes, graças a cursos online, plataformas de ensino à distância, ferramentas colaborativas enriquecedoras, entre outros.
E quando falamos da evolução dela no setor rural, não é diferente. São em situações assim que vários agentes se juntam para promover a melhoria dessa questão em diferentes tipos de ações.
Por exemplo, em 2024, foi lançada uma cartilha com estratégias para melhorar a conectividade rural. A iniciativa foi da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e pode ser aproveitada por diferentes profissionais que visem trabalhar essa questão.
A RNP, inclusive, faz questão de participar de projetos que incentivem a expansão da conectividade e o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação e pesquisa no Brasil.
Em colaboração com organizações públicas e privadas, apoiamos iniciativas diversas, inclusive relacionadas à conectividade rural, como:

Esses são apenas dois exemplos. Mas a RNP, em conjunto com parceiros estratégicos, possui um portfólio de ações e projetos extenso e transformador.